Steam ganha função de transmissão ao vivo de jogos
Por Felipe Demartini | 20 de Janeiro de 2015 às 13h22
Após praticamente um mês em testes, o Steam Broadcasting finalmente chegou a todos os usuários do Steam. Com uma atualização liberada nesta terça-feira (20), a Valve adicionou a função de transmissão ao vivo de games a sua plataforma de jogos, permitindo que os usuários peçam ajuda aos amigos ou mostrem as próprias habilidades para o mundo em qualquer título disponível no serviço.
A nova funcionalidade não é integrada ao Twitch ou ao YouTube e toda a ação acontece dentro do próprio Steam. Quando o jogador autoriza a realização de streamings, a transmissão é iniciada assim que um amigo pede para assistir ao gameplay. Caso deseje, o usuário também pode abrir a transmissão para toda a comunidade online a partir do hub do game, onde a opção aparece ao lado de outras pessoas que também estão exibindo aquele mesmo título.
As opções de configuração garantem privacidade total. O usuário pode, por exemplo, exigir que amigos peçam autorização para assistir ao gameplay, criar listas negras e brancas com vários contatos de uma única vez ou, então, restringir completamente o acesso à própria jogatina. Tudo acontece por meio de opções dedicadas no menu de preferências do Steam.
Segundo a Valve, trata-se de uma novidade que deve aumentar ainda mais os acessos no serviço e o engajamento de seus usuários por lá. Além disso, o sistema promove a economia da banda, tanto da própria plataforma quanto da conexão dos jogadores, uma vez que a transmissão só é ativada quando alguém efetivamente está assistindo. Caso contrário, o sistema permanece habilitado, mas inativo, até que alguém apareça para fazer as vezes da audiência.