Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Windows 10 ganha mercado e se aproxima ainda mais da liderança

Por| 03 de Outubro de 2017 às 13h33

Link copiado!

Windows 10 ganha mercado e se aproxima ainda mais da liderança
Windows 10 ganha mercado e se aproxima ainda mais da liderança

O Windows 10 continua em seu caminho firme para assumir a liderança no total de usuários da plataforma em todo o mundo. De acordo com dados da StatCounter, uma empresa global especializada em pesquisas do mercado de tecnologia, em setembro de 2017, a mais recente versão do sistema operacional contabilizou 39,9% de todos os computadores que utilizam a plataforma.

O crescimento de quase 2% em relação ao total de agosto pode parecer pequeno quando se coloca desta maneira, mas representa a continuidade de uma curva de aumento constante, experimentada pela plataforma desde seu lançamento. Na mesma medida, vem caindo o número de usuários do Windows 7, que hoje, conta com 43,9% de market share.

No Brasil, a situação está ainda mais próxima de mudar. Enquanto o Windows 7 tem 45,1% de market share, a versão 10 aparece bem próxima, com 41,8% e crescimento equivalente, não coincidentemente, à quantidade de perdas que o antecessor vem apresentando mês a mês. A expectativa é de ultrapassagem, pelo menos em nosso país, até o final do ano, caso esse ritmo se mantenha.

Já nos EUA, um dos principais mercados da companhia de Redmond, a liderança já é do Windows 10. Por lá, a plataforma já está presente em mais de metade de todas as máquinas que rodam plataformas da empresa e vem apresentando crescimento cada vez maior, ganhando mais de 2% de market share em setembro. Esse total, claro, veio da perda de usuários do Windows 7, que teve queda semelhante no período.

Continua após a publicidade

Enquanto as linhas dos rincões superiores se aproximam cada vez mais em âmbito mundial, no campo inferior, há pouca movimentação e, para desespero da Microsoft, o Windows XP ainda aparece como o quarto sistema operacional mais usado pelos clientes da empresa. Ele tem 4,19% de penetração e apresentou redução de apenas 0,3% em setembro, ficando atrás somente do Windows 8.1, com 9,01% e, também, com pouco sinal de mudança ou atualização por parte dos usuários.

Felizmente, principalmente em termos de segurança, o Brasil parece fora dessa dinâmica. Por aqui, apenas 1,6% dos computadores com Windows ainda rodam a versão XP da plataforma, um número que coloca a edição como a penúltima mais utilizada, ficando atrás apenas do Vista.

Os dados da StatCounter são obtidos a partir de métricas disponibilizadas por mais de dois milhões de sites, que contabilizam 10 bilhões de visualizações de páginas mensalmente. Além do PC, a consultoria cobre também o mercado mobile e web, disponibilizando métricas semelhantes sobre sistemas operacionais móveis, navegadores e redes sociais.

Fonte: StatCounter