8.1 razões para atualizar para o Windows 8.1
Por Gabriel Tonobohn | •
Na semana passada, a Microsoft lançou a primeira grande atualização para sua plataforma de desktop, o Windows 8.1, com várias pequenas mudanças que o tornaram um sistema bem mais maduro e melhor.
Ele está mais rápido, com uma melhor interface e mais fácil de usar. Mas se isso não é o suficiente para convencê-lo, eis aqui algumas razões que a turma do Digital Trends encontrou para atualizar para o Windows 8.1.
1 - Boot direto no desktop
Se você não é muito fã da interface "Modern UI", aquela com os quadrados dinâmicos, agora pode configurar para que o sistema inicie diretamente na tela do desktop, de modo bem semelhante ao Windows 7 ou qualquer das versões anteriores do sistema.
Você ainda não vai se livrar totalmente da interface Modern UI, mas poderá usar o Windows 8.1 quase como você já estava acostumado antes.
2 - Configurações reorganizadas
O Windows 8 podia até ser um pouco confuso se você tentasse mexer em suas configurações. Algumas estavam disponíveis com a interface Modern UI, mas outras apareciam apenas alternando para o design clássico. Agora, elas estão mais organizadas e fáceis de acessar.
3 - Internet Explorer 11
Ok, o Internet Explorer já não é o navegador mais usado há tempo, com o Chrome e Firefox tendo ficado à frente do navegador da Microsoft, mas se você quer um navegador bom e com interface Modern UI, o IE ainda é sua única opção. Pelo menos agora ele está melhor, permitindo criar pastas para seus favoritos e abrindo mais que 10 abas ao mesmo tempo.
4 - Dividir apps na tela
O Windows 8 já permitia dividir a tela meio a meio para ver dois apps ao mesmo tempo, mas agora você pode arrastar a divisão para onde quiser, dividindo os apps no tamanho que preferir.
5 - Personalização
O Windows 8.1 permite que você escolha uma imagem da sua galeria como plano de fundo da interface Modern UI. Isso significa que você pode usar o mesmo fundo na interface desktop e Metro, tornando a transição entre as duas bem mais natural e suave, além de mais bonita.
Isso pode não parecer muito importante, mas no fundo é uma das melhores mudanças do Windows 8.1. Agora, ele parece um sistema só, e não duas coisas separadas que não conversam entre si.
Os Live Tiles, aqueles quadrados dinâmicos da tela Iniciar, agora podem ser movidos e redimensionados mais facilmente. Basta clicar e segurar em um app para poder movê-lo ao redor da tela. Para redimensioná-lo, basta clicar na opção que aparece na barra. Uma boa mudança é que não dá pra iniciar um app enquanto você faz isso, evitando abrir um app acidentalmente ao tentar movê-lo.
Além disso, os Live Tiles podem agora ser encolhidos em quadradinhos pequenos, permitindo adicionar mais atalhos à tela. Por fim, é possível criar grupos de apps e nomeá-los.
6 - Boot mais rápido
O Windows 8.1 é capaz de carregar ainda mais rápido do que o Windows 8, que já era bem mais rápido que o Windows 7 ou antecessores. Se você tem que desligar e ligar sua máquina o tempo todo, vai gostar de saber disso.
7 - Busca aprimorada
A Busca Universal do Windows 8 era bacana, mas depois de buscar por um termo, você ainda precisava dizer se estava procurando por um app, arquivo ou configurações. Agora, a busca mostra os resultados todos em uma tela e faz uma busca online se não conseguir encontrar nada relevante, usando o mecanismo do Bing.
Visualmente, a busca está ótima e parece perfeita principalmente para dispositivos touch. Se você buscar por um termo que o Bing reconheça, como "Nova York", ele te trará informações como o clima da cidade ou atrações locais. Pesquise por uma banda e você poderá ver uma lista de músicas populares, já vinculada ao Xbox Music. Tudo automático, prático e rápido.
8 - Windows Store está melhor
A Windows Store ganhou uma nova cara. Não há muitas mudanças em termos de funções, mas a aparência está menos densa e as imagens estão maiores. A loja também parece mais refinada, mostrando apps mais relevantes do que aquela grande quantidade de apps inúteis de quando foi lançada.
8.1 - Botão Iniciar
Esta é quase uma novidade "bônus" e poderia muito bem nem entrar na lista. O botão Iniciar voltou com o Windows 8.1, mas ele não traz de volta o menu clássico do Windows. Na verdade, ele é só mais um atalho para a tela Iniciar com os Live Tiles.
Concluindo
Se você já tem o Windows 8, atualizar para o Windows 8.1 é quase obrigatório, já que é gratuito e vem com uma série de melhorias. Se você ainda usa o Windows 7 ou XP e estava esperando um sistema mais maduro para atualizar de vez, talvez este lançamento marque o momento certo para fazer isso.