Twitter e Nielsen lançam ferramenta de monitoramento de audiência online de TV
Por Fernanda Morales | 18 de Dezembro de 2012 às 11h40
O Twitter, em parceria com a Nielsen, lançou nesta segunda-feira (17) uma nova ferramenta de monitoramento de audiência que reúne dados da rede social para determinar a audiência de canais de televisão, o Nielsen Twitter TV Rating. As informações são da Forbes.
"Como líder de medição de mídia, reconhecemos que o Twitter é uma fonte importante para a coleta de dados em tempo real sobre televisão", afirmou em nota Steve Hasker, presidente de Produtos de Mídia Global e Soluções para Anunciantes da Nielsen. Especialistas afirmam que a nova parceria esclarece a compra da SocialGuide pela Nielsen, já que a ferramenta utiliza o microblog para determinar os dados sobre televisão.
As empresas não forneceram nenhum tipo de detalhe sobre como o funcionamento da ferramenta irá se dar e nem a quantidade de dados que o Twitter deverá fornecer às empresas que realizam medições de audiência, bem como isso terá influência sobre a criação de uma rede padrão.
A ferramenta será útil para entender a nova relação dos espectadores com a programação
Os resultados e dados coletados a partir da rede social irão se juntar à audiência coletada pelos programas já existentes da Nielsen. Além disso, estima-se que o Nielsen Twitter TV Rating será ideal para veículos e produtores em uma tentativa de entender o relacionamento dos espectadores com a programação de forma mais ampla, com a ajuda do que é discutido no microblog.