Publicidade

Teles aguardam aval do FCC para entrar contra a regulamentação de rede

Por| 04 de Dezembro de 2017 às 14h10

Link copiado!

Correio Braziliense
Correio Braziliense

Basta apenas uma decisão do FCC (Agência Americana de Telecomunicações) para que as operadoras de telefonia possam fazer um pedido a Michel Temer. A solicitação pede ao presidente da República que seja modificado um decreto que faz a proibição de um maior valor de cobrança a clientes que solicitam serviços diferenciados na internet.

A investida do governo está a poucos passos de ser quebrada pelo FCC. De acordo com Ajit Pai, presidente da agência, o Governo Federal vai parar de fazer microgestões na internet se depender dele, afirmando, ainda, que a desregulamentação deve acontecer ainda em dezembro.

Com a medida em prática, os usuários brasileiros devem experenciar queda de velocidade de conexão, bloqueio ao acesso de determinados conteúdos e aplicativos, além de pagamentos extras para plataformas de streaming e visualização de vídeos.

O decreto ainda fortalece a uma regra definida pelo Marco Civil da Internet que proíbe qualquer discriminação no tráfego. A regra relata que as empresas de telecomunicações não podem permitir que as informações de rede "furem a fila" uma das outras, ou seja, qualquer ação na internet tem o mesmo peso. A neutralidade insiste que as operadoras não têm esse direito de escolher uma preferência.

Continua após a publicidade

As companhias de telecomunicação brasileiras estão tentando reverter essa regra do setor desde quando o Marco Civil foi aprovado, em 2014. De acordo com as teles, a responsabilidade de gerenciar o fluxo do tráfego é das empresas, e não do governo.

Assim que as organizações estiverem cientes da decisão do FCC, começarão as reuniões na Anatel, Planalto, Congresso, ministérios da Justiça e Telecomunicações.

Fonte: Folha