Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google encerra coleta de dados de redes móveis nos celulares Android

Por| 20 de Agosto de 2019 às 14h15

Link copiado!

Google encerra coleta de dados de redes móveis nos celulares Android
Google encerra coleta de dados de redes móveis nos celulares Android
Tudo sobre Google

Temendo novos problemas relacionados às normas europeias sobre privacidade, a Google fechou o Mobile Network Insights, sistema disponível no Android para coletar dados sobre a qualidade da rede móvel. A plataforma funcionava em parceria com as operadoras de telefonia, que recebiam informações sobre a força do sinal e a localização do usuário, mas de maneira anônima.

Na teoria, é uma funcionalidade útil, que serve para que as empresas do setor criem mapas de alcance e trabalhem de forma mais direcionada nos lugares em que a recepção ainda não é das melhores. Por outro lado, é também um sistema não muito claro para os usuários e muitos nem mesmo sabiam da existência dele, uma vez que não existiam aprovações explícitas sobre a coleta desse tipo de telemetria no sistema operacional.

Em vez disso, a obtenção das informações era feita por meio do Google Play Services, sistema que funciona em todo celular com Android e era acionada assim que o usuário tivesse concordado em compartilhar dados de diagnóstico e localização com a gigante. Esse aceite, como dito, era feito diretamente ao Google e não envolvia os nomes de empresas de Telecom, o que poderia acabar causando problemas indesejados quando o assunto é a privacidade.

De acordo com as informações sobre o assunto, que não foram confirmadas oficialmente, a Google também estaria insatisfeita com as telecoms. Mesmo com os dados sendo apresentados há anos e de forma consistente, a empresa afirma que as operadoras não apresentaram resultados significativos a partir deles, investindo pouco na melhora dos serviços ou demorando demais para tomar uma atitude.

Continua após a publicidade

A balança, no final das contas, acabou desequilibrada, e não valia mais a pena correr riscos de processos ou investigações governamentais em prol de um recurso que não vinha dando o resultado esperado. Em vez disso, a Google passará a trabalhar para que seus próprios serviços, sistemas e aplicativos tenham uma performance melhor mesmo em condições de conectividade ruim.

A decisão, por outro lado, teria incomodado às operadoras, principalmente pelo fato de os Mobile Network Insights terem sido interrompidos sem aviso prévio. O encerramento do serviço teria acontecido em abril e representantes do setor ouvidos pela Reuters afirmaram que, desde então, o trabalho envolvendo estratégias, manutenções e expansões se tornou um pouco mais complexo.

Oficialmente, a Google disse apenas que o fim do serviço tem a ver com uma mudança nas “prioridades de produto”. A empresa confirmou o encerramento e disse se manter comprometida com a qualidade da rede mobile global e também de seus próprios apps e serviços, mas não comentou as prováveis preocupações quanto à privacidade ou possíveis desencontros com players do setor.

Fonte: Reuters