Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Popular nos anos 80, MS-DOS agora tem código aberto

Por| 26 de Março de 2014 às 12h50

Link copiado!

scyther5
scyther5

Foto:scyther5/Shutterstock

Quem usou os microcomputadores pessoais nos anos 80, como os primeiros PCs ou os populares MSX no Brasil, deve se lembrar bastante do sistema operacional MS-DOS, que, apesar de simplório e limitado, era muito útil e serviu de base pra tudo o que veio depois. A Microsoft, em parceria com o Museu da História do Computador do Vale do Silício, resolveu então oferecer o open-source, ou código aberto, do software. A notícia foi dada pelo VB News.

O MS-DOS foi o primeiro sistema operacional da Microsoft, comprado pela Seattle Computer Products em 1981, por US$ 25 mil. Os comandos simples e em inglês foram os embriões para o gerenciamento e criação de arquivos que levaram ao ambiente Windows e vários outros.

Além de ser algo histórico, com a abertura do código, as gerações mais novas poderão "brincar" com o MS-DOS. Quem ainda não usou o sistema, poderá compreender melhor sua importância e utilidade – ele está presente até hoje nas máquinas, devido à sua funcionalidade – e os programadores atuais poderão até mesmo deixar suas próprias contribuições ao clássico.

Continua após a publicidade

Confira o anúncio oficial na íntegra:

A IBM buscou fora da companhia vários componentes de hardware e software de seu computador pessoal em 1981. Apesar de muitos vendedores não estarem cientes sobre o projeto denominado "Chess", a IBM desenvolveu uma relação única entre a equipe sediada em Boca Raton e a Microsoft, que era então uma pequena companhia em Seattle. A Microsoft, que estava fornecendo um intérprete da linguagem Basic, também concordou em oferecer um sistema operacional. Sem um software já pronto para o serviço, eles licenciaram um produto local da Seattle Computer Products e trabalharam em parceria com a IBM para fazer as alterações que queriam. Isso foi apresentado como "PC-DOS" para a IBM e "MS-DOS" para outros fabricantes de PC. E hoje estamos liberando o código fonte do MS-DOS versão 1.1 de 1982 e a versão 2.0 de 1983. O Canaltech visitou o Computer History Museum em 2013. Conheça cada detalhe do espaço na série de vídeos abaixo.
Continua após a publicidade