Publicidade

Cidade chinesa lança calçada especial para pessoas com celulares

Por  | 

Compartilhe:
Cidade chinesa lança calçada especial para pessoas com celulares
Cidade chinesa lança calçada especial para pessoas com celulares

Quanto mais você utiliza o celular quando está andando, mais lento você caminha. Pensando em melhorar a mobilidade urbana, a cidade de Chongqing, na China, resolveu crias duas vias de circulação de pessoas, uma delas exclusiva para usuários de celulares. O uso intensivo de aparelhos telefônicos na cidade foi determinante para que a medida fosse adotada.

A notícia divulgada nesta segunda-feira (15) pelo jornal inglês The Guardian chamou atenção do mundo para uma ideia que poderá ser adotada em outras cidades. Representantes da cidade dizem que a medida foi inspirada em um programa de TV americano que exibiu uma calçada com faixa dedicada para pessoas que utilizam eletrônicos enquanto caminham.

Mas a cidade de Chongqing não é a primeira a dividir as calçadas em vias rápidas e lentas. Em julho, o município de Washington, nos Estados Unidos, adotou algo semelhante em um evento da TV National Geographic. Em Nova York, um artista chamado Jeff Greenspan também dividiu a calçada para que turistas e nova-iorquinos pudessem transitar. Tal ação de Greenspan foi baseada no ritmo dos moradores da cidade e dos turistas que eram consideravelmente diferentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A iniciativa parece interessante, mas levanta uma dúvida: Será que as pessoas ficam tão distraídas ao utilizarem celulares que precisam de uma via exclusiva?

Dados de um estudo realizado pela Universidade de Ohio, nos EUA, apontam um crescimento no número de acidentes relacionados ao uso de celulares pelos pedestres. Em 2005 cerca de 256 acidentes foram registrados. Em apenas cinco anos depois, em 2010, o número saltou para 1.506.