Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quer saber quem ainda vai morrer em Game of Thrones? Confira esse algoritmo

Por| 28 de Julho de 2017 às 15h58

Link copiado!

Quer saber quem ainda vai morrer em Game of Thrones? Confira esse algoritmo
Quer saber quem ainda vai morrer em Game of Thrones? Confira esse algoritmo

Game of Thrones é uma série que assassina personagens de maneira polêmica e surpreendente. Na temporada atual, que está em veiculação pelo HBO, as personagens Arya Stark e Daenerys Targaryen estão com tudo, mas será que elas correm risco de morrer repentinamente? E quanto aos outros personagens não tão expressivos, mas de extrema importância para a trama?

Pensando nos fãs mais ansiosos, o estudante do Centro de Ciência de Redes da Universidade Central da Europa, Milán Jasonov, decidiu criar um algoritmo para estimar quem tem mais chances de morrer logo, e quem pode ficar seguro até a próxima temporada.

E, para a surpresa geral, Arya e a Khaleesi correm grandes riscos de serem eliminadas do mapas, com mais de 80% de chance de não durarem muito mais tempo. Duvida? Pois o programa de Jasonov já acertou previsões anteriormente, como foi o caso de Tyene Sand, a filha bastarda de Oberyn Martell, que tinha 95% de probabilidade de morrer — hipótese confirmada no segundo episódio da 7ª temporada de GoT.

Como funcionam os cálculos

Continua após a publicidade

O cientista organizou as relações entre a realeza de Westeros, sendo que cada bolinha da imagem representa um personagem, e seu tamanho cresce ou se diminui de acordo com os contatos de cada um. Já as linhas simbolizam a força da associação entre eles, e as cenas de diálogos são consideradas elementos que reforçam a interação social dos personagens.

Então, com esse esquema montado, Jasonov calculou tudo meticulosamente para mostrar a relevância de cada personagem na trama. Com seu algoritmo, ele conseguiu prever que Jon Snow tem relações com uma comunidade afastada que tem pouco contato com os Sete Reinos, e que Tyrion Lannister conectaria Daenerys a Porto Real, por exemplo.

Ainda, ao analisar os personagens que já partiram dessa para uma melhor nas temporadas passadas, o pesquisador percebeu que os que já haviam morrido apresentavam um padrão em seu comportamento, sendo, portanto, possível prever futuras mortes com base nesse padrão.

Continua após a publicidade

Quem pode morrer em breve

Ficou curioso? Pois de acordo com as previsões do algoritmo, a Khaleesi tem 91% de chance de ser aniquilada, enquanto o Verme Cinzento e Robin Arryn ficam com 90% de probabilidade. Arya Stark surge com 84%, seguida por Sandor Clegane, com 83%. Brienne é listada com 81% de sofrer um ataque mortal, e seu amor platônico, Jaime Lannister, aparece com 67%.

Confira a lista de mortes previstas pelo algoritmo do cientista: