Publicidade

Smartphones poderão ser desbloqueados através de ondas cerebrais no futuro

Por| 20 de Maio de 2015 às 18h38

Link copiado!

Smartphones poderão ser desbloqueados através de ondas cerebrais no futuro
Smartphones poderão ser desbloqueados através de ondas cerebrais no futuro

Atualmente, os métodos mais modernos de desbloqueio dos smartphones, especialmente os topos de linha, são através da impressão digital cadastrada previamente pelo usuário. Mas no futuro, algo ainda mais seguro do que a ponta dos dedos poderá tomar o lugar: as ondas cerebrais.

Segundo Blair Armstrong, um pesquisador do Centro Basco de Cognição, Cérebro e Linguagem, na Espanha, o tipo biométrico mais seguro e eficiente seria um dia desenvolver uma tecnologia capaz de medir a resposta dos cérebros dos usuários individualmente para palavras ou acrônimos específicos.

Através de testes, Armstrong descobriu que os cérebros dos 45 participantes de sua experiência respondiam de forma muito diferente quando as pessoas liam 75 diferentes palavras ou siglas, incluindo algumas bem comuns, como "FBI" e "DVD". Atualmente, a pesquisa conseguiu uma precisão de 94%, que certamente ainda não é ideal, mas que em breve poderá ser o método mais seguro de impedir que os sistemas dos futuros aparelhos sejam invadidos por pessoas mal-intencionadas.

De qualquer forma, embora promissora, a pesquisa ainda precisa passar por outros obstáculos além de seu próprio desenvolvimento, principalmente no que diz respeito a implantar eletrodos nos usuários para tornar a emissão e leitura das ondas cerebrais viável. Assim sendo, é muito improvável que a próxima geração de iPhones, Galaxies e afins recebam a tecnologia.

Continua após a publicidade

Fonte: Cult of Mac.