Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapchat pode lançar kit de desenvolvimento com ferramenta de login e AR

Por| 30 de Maio de 2018 às 10h00

Link copiado!

Snapchat pode lançar kit de desenvolvimento com ferramenta de login e AR
Snapchat pode lançar kit de desenvolvimento com ferramenta de login e AR
Tudo sobre Snapchat

Se os escândalos recentes sobre privacidade no Facebook o fizeram parar de usar o método de login pelas contas da empresa, você pode ter uma nova opção para fazer isso muito em breve. O Snapchat estaria trabalhando em um kit de desenvolvimento que permitiria, entre outras coisas, que seus usuários acessassem serviços usando as mesmas credenciais de utilização da rede social.

A ferramenta de login seria apenas uma das características do SnapKit, que estaria sendo desenvolvido pela empresa de forma a expandir o potencial de suas aplicações. Também fariam parte do pacote recursos de realidade aumentada, como os filtros pelos quais o Snapchat ficou tão conhecido, cuja aplicação poderia ser realizada também em outros aplicativos e soluções de terceiros. O mesmo valeria, também, para os simpáticos avatares com os Bitmojis da companhia.

Outros recursos incluem a possibilidade de compartilhar publicações de navegadores e outras redes sociais no Snapchat e também fazer o inverso, dando acesso à câmera e aos recursos da plataforma do fantasminha em outros serviços não ligados a ela. Aqui, se trata de uma tentativa de reduzir o “plágio”, garantindo acesso ao material original em vez de obrigar desenvolvedores a criarem imitações de recursos da plataforma.

Seria, é claro, uma maneira de buscar o público que está assustado com as revelações feitas no meio do escândalo Cambridge Analytica, bem como outras denúncias e acusações recentes contra Mark Zuckerberg e o Facebook. Apesar de ter diminuído bastante de tamanho ao longo dos últimos anos, o Snapchat sabe que sua base de utilizadores é composta, principalmente, por jovens, muitos dos quais não utilizam a rede social azul — e, pior, estão conscientes de seus graves problemas de segurança.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a privacidade estaria sendo o foco principal do desenvolvimento do SnapKit, uma abertura vindoura em uma companhia normalmente fechada. Mais uma vez, devido à sua base de usuários majoritariamente jovem, o Snapchat sempre foi muito cuidadoso, e receoso, quanto à utilização dos dados pessoais de seu público para fins de publicidade e telemetria, motivo pelo qual, inclusive, teria evitado, por diversas vezes, integrar seus sistemas aos de terceiros.

Mas os tempos mudaram e, hoje, a sobrevivência de uma companhia que encolhe cada vez mais pode ter passado a ser tão importante, senão mais, do que as velhas tradições. Principalmente em um mundo no qual a realidade aumentada parece estar tomando um espaço diariamente maior, integrar esse movimento pode significar um belo ganho de relevância para o Snapchat, mesmo que recursos semelhantes já estejam disponíveis no Facebook e Instagram, com bastante preferência do público.

O Techcrunch, site responsável pelo vazamento, especula ainda a presença de apps de namoro e relacionamento como o principal público do conjunto de ferramentas. Não é novidade para ninguém o teor “quente” do Snapchat, e esse caráter, se bem usado, poderia funcionar muito bem ao lado de soluções voltadas para o flerte e os encontros, principalmente quando se leva em conta o anonimato aliado à necessidade de verificação para evitar a entrada de fakes em tais plataformas.

Se a ideia vai colar e, principalmente, representar uma concorrência ao Facebook em tempos de crise, fica a ver. O SnapKit não teria data de lançamento marcada mas já estaria em estágio avançado de desenvolvimento. A companhia, é claro, não se pronunciou oficialmente sobre a reportagem publicada na imprensa internacional.

Continua após a publicidade

Fonte: Techcrunch