Instagram lança ferramenta de análise de dados (ou não)
Por Felipe Demartini | 06 de Julho de 2016 às 16h39
![Instagram lança ferramenta de análise de dados (ou não)](https://t.ctcdn.com.br/EH1Hun5MGQoc34Iei3Vn2pjvtLw=/640x360/smart/i300563.jpeg)
Antes do que todo mundo estava esperando, parece que o Instagram começou a liberar sua ferramenta de análise de dados, o Insights. Ou não, uma vez que ela apareceu de surpresa para algumas contas na plataforma – com direito a mensagem anunciando a novidade e tudo –, mas desapareceu algumas horas depois, indicando que um lançamento pode até estar próximo, mas ainda não era a hora dele.
Anunciada como uma forma de melhorar o trabalho de empresas na rede social, o sistema permite que usuários e administradores de páginas vejam informações sobre o alcance de suas publicações, com dados como impressões, alcance, cliques, as publicações que geraram mais retorno e a quantidade de seguidores engajados em cada uma delas.
Tudo acontece por meio do próprio aplicativo, e de forma simples, sem grandes gráficos ou informações complicadas que façam sentido apenas a especialistas. A ideia, realmente, parece investir na praticidade, entregando todas as informações de forma clara e completa. O foco também parece estar em uma análise mais adequada aos propósitos da rede social, com ênfase maior, por exemplo, nos horários em que o perfil e as publicações foram mais populares do que em número total de curtidas e seguidores.
Faltam, ainda, algumas funcionalidades que podem ser importantes, como a possibilidade de selecionar um determinado período de tempo para visualizar estatísticas – hoje, somente é possível enxergar os dados a partir da data atual, e até dois anos no passado. Dá para conhecer também de que país vêm a maioria das curtidas, visualizações e seguidores, entretanto, o detalhe dos dados param por aí, algo que pode dificultar a vida de quem quer pensar de forma regional ou conhecer de forma mais profunda o próprio público.
Não se sabe ao certo o que aconteceu para que os Insights fossem liberados antes, mas tudo soa bastante como um erro de sistema. Contas grandes na rede social parecem ter sido as primeiras a terem acesso a novidade, mas até mesmo essa “seleção” não faz muito sentido. O primeiro a revelar online ter acesso à ferramenta, por exemplo, foi o fotógrafo americano Jason Vinson, tem tem 62,2 mil seguidores. Até mesmo contas nacionais, como o Brasileiríssimos, com mais de 450 mil seguidores, tiveram acesso momentâneo, entretanto, outros perfis igualmente grandes relataram não terem recebido a novidade, que apareceu somente no iOS.
O Instagram não se pronunciou sobre o assunto. Por outro lado, a noção de que a ferramenta já está funcional e aparentemente pronta indica que não devemos estar tão longe assim de um lançamento, que ainda não tem data exata para acontecer.