Publicidade

Instagram lança ferramenta de análise de dados (ou não)

Por| 06 de Julho de 2016 às 16h39

Link copiado!

Instagram lança ferramenta de análise de dados (ou não)
Instagram lança ferramenta de análise de dados (ou não)
Tudo sobre Instagram

Antes do que todo mundo estava esperando, parece que o Instagram começou a liberar sua ferramenta de análise de dados, o Insights. Ou não, uma vez que ela apareceu de surpresa para algumas contas na plataforma – com direito a mensagem anunciando a novidade e tudo –, mas desapareceu algumas horas depois, indicando que um lançamento pode até estar próximo, mas ainda não era a hora dele.

Anunciada como uma forma de melhorar o trabalho de empresas na rede social, o sistema permite que usuários e administradores de páginas vejam informações sobre o alcance de suas publicações, com dados como impressões, alcance, cliques, as publicações que geraram mais retorno e a quantidade de seguidores engajados em cada uma delas.

Tudo acontece por meio do próprio aplicativo, e de forma simples, sem grandes gráficos ou informações complicadas que façam sentido apenas a especialistas. A ideia, realmente, parece investir na praticidade, entregando todas as informações de forma clara e completa. O foco também parece estar em uma análise mais adequada aos propósitos da rede social, com ênfase maior, por exemplo, nos horários em que o perfil e as publicações foram mais populares do que em número total de curtidas e seguidores.

Faltam, ainda, algumas funcionalidades que podem ser importantes, como a possibilidade de selecionar um determinado período de tempo para visualizar estatísticas – hoje, somente é possível enxergar os dados a partir da data atual, e até dois anos no passado. Dá para conhecer também de que país vêm a maioria das curtidas, visualizações e seguidores, entretanto, o detalhe dos dados param por aí, algo que pode dificultar a vida de quem quer pensar de forma regional ou conhecer de forma mais profunda o próprio público.

Continua após a publicidade

Não se sabe ao certo o que aconteceu para que os Insights fossem liberados antes, mas tudo soa bastante como um erro de sistema. Contas grandes na rede social parecem ter sido as primeiras a terem acesso a novidade, mas até mesmo essa “seleção” não faz muito sentido. O primeiro a revelar online ter acesso à ferramenta, por exemplo, foi o fotógrafo americano Jason Vinson, tem tem 62,2 mil seguidores. Até mesmo contas nacionais, como o Brasileiríssimos, com mais de 450 mil seguidores, tiveram acesso momentâneo, entretanto, outros perfis igualmente grandes relataram não terem recebido a novidade, que apareceu somente no iOS.

O Instagram não se pronunciou sobre o assunto. Por outro lado, a noção de que a ferramenta já está funcional e aparentemente pronta indica que não devemos estar tão longe assim de um lançamento, que ainda não tem data exata para acontecer.

Fontes: Digital Trends, Brasileiríssimos (LinkedIn)