Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram está testando formato persistente para a barra de Stories

Por| 02 de Julho de 2018 às 10h15

Link copiado!

Instagram está testando formato persistente para a barra de Stories
Instagram está testando formato persistente para a barra de Stories

O Instagram começou nesta semana a testar um novo formato de exibição para a barra de Stories, que pode passar a permanecer na tela o tempo todo. Esse comportamento persistente surgiu sem alerta para os usuários do aplicativo no sistema operacional Android e seria uma forma de a rede social dar ainda mais destaque para as publicações efêmeras, que duram apenas 24 horas.

Hoje, elas aparecem sempre que o software é aberto, no topo de tudo e antes da primeira publicação exibida. Teoricamente, é a primeira coisa que o usuário enxerga quando inicia o Instagram, mas, também, fica para trás assim que ele dá a primeira rolada de tela. Isso, aparentemente, não é tão interessante assim para a companhia.

Em comunicado, a empresa apenas confirmou que os testes estão acontecendo, sem falar em escopo dos experimentos nem porcentagem de seu total de usuários. Entretanto, não existem relatos de testes acontecendo em iPhones, com somente celulares Android, como o Pixel 2 XL, onde a novidade foi percebida pela primeira vez, por um repórter do site The Verge, sendo um dos modelos escolhidos.

Continua após a publicidade

A exibição persistente da barra de Stories pode ser interessante, principalmente para aumentar a visualização do formato. Com ela permanecendo o tempo todo na tela, a ideia é dar aos criadores de conteúdo desse tipo mais destaque, ao contrário do que acontece hoje, em que tais publicações só são em uma visão geral acessadas a partir do topo ou, então, por meio de cada perfil seguido, seja entrando em cada um ou clicando no pequeno avatar de exibição que aparece sobre as imagens postadas.

Entretanto, elementos persistentes no display podem soar como um incômodo, principalmente para usuários de dispositivos com telas menores. Hoje, por exemplo, a barra superior do Instagram traz o logo da empresa, o acesso ao IGTV e à caixa de entrada, além dos Stories. São poucos elementos, mas já suficientes para que a primeira imagem da rolagem, por exemplo, não seja exibida de maneira integral, sendo cortada pelo pé e com a descrição textual disponível apenas mais para baixo.

Pode ser, então, que observar imagens completas na tela se torne ainda mais difícil. Mas, afinal de contas, é justamente para isso que servem os testes. O Instagram não falou sobre o assunto, mas ao experimentar um recurso dessa categoria, pode estar em busca de feedback e, principalmente, telemetria sobre um possível aumento na visualização de Stories como decorrência dessa novidade. Para saber se ela deu certo ou não, porém, resta apenas esperar pela aplicação (ou não) da novidade.

Fonte: The Verge