Facebook está testando integração com HERE Maps no Messenger e Instagram
Por Anderson Nascimento | 05 de Maio de 2015 às 10h25
O Facebook está negociando com a Nokia a integração do serviço de mapas HERE em seus aplicativos Messenger e Instagram e também na versão móvel de sua página na web. Atualmente, a empresa de Mark Zuckerberg tem se dividido entre os serviços do Google e o Bing Maps para oferecer o serviço de geolocalização aos seus usuários.
A negociação do acordo chega em um momento em que a Nokia confirmou que está considerando vender o HERE, cujo valor estimado é de US$ 2 bilhões. O Facebook é um dos interessados em comprar o serviço da Nokia, ainda que tenha a concorrência da Apple, Samsung, Uber, Baidu e Yahoo, que também estão considerando comprá-lo.
"Estamos testando os mapas Nokia HERE no Facebook para darmos mais controle e flexibilidade na hora de prover aos nossos usuários uma experiência de mapas consistente. Posso confirmar que o HERE Maps está sendo testado em aplicativos como Instagram e Messenger para Android", declarou um representante do Facebook.
Já o representante do HERE Maps declarou que a empresa está orgulhosa de poder oferecer seus serviços aos usuários do Facebook. "Estamos contentes que nossos mapas podem ser desfrutados pelos usuários do Facebook", afirmou.
Na versão web da rede social é possível observar o logotipo do HERE na parte inferior esquerda quando se faz uso do serviço de localização. Nos aplicativos, o HERE ainda não é o serviço oficial do Facebook, visto que ainda são utilizados os serviços do Apple Maps e Google Maps.
Além de aumentar a qualidade do serviço de localização oferecido pelo Facebook para os usuários, a mudança pode melhorar consideravelmente a ferramenta de direcionamento de anúncios por meio de geolocalização. Essa melhoria certamente agradaria os clientes do Facebook que buscam apresentar seus produtos e serviços para clientes locais, baseado simplesmente na sua localização.
A possibilidade do Facebook comprar o serviço de mapas da Nokia sugere que a rede social quer expandir os seus negócios, indo além dos aplicativos de mensagens e redes sociais. Além de enriquecer a experiência do usuário em suas próprias plataformas, a compra do HERE certamente geraria novas possibilidades de negócios para a companhia de Mark Zuckerberg.
Fonte: TechCrunch