Twitter registra prejuízo de US$ 511 milhões em seu primeiro balanço pós-IPO
Por Caio Carvalho | •
O Twitter anunciou nesta quarta-feira (5) os resultados financeiros do quarto trimestre de 2013. De acordo com informações do CNET, a empresa registrou um prejuízo líquido de US$ 511 milhões no período, contra apenas US$ 8,7 milhões no mesmo período no ano anterior. As perdas acumuladas em 2013 chegam a US$ 645,3 milhões e as ações recuaram 18% após o anúncio.
Segundo o Twitter, o prejuízo seria explicado por gastos financeiros de US$ 521 milhões usados em remunerações baseadas em ações devidas a seus funcionários. Desse valor, US$ 406 milhões eram em ações garantidas a profissionais e cujo gasto não foi reconhecido até a abertura de capital da companhia, no último trimestre do ano passado.
Ao mesmo tempo em que registrou prejuízo, a companhia arrecadou US$ 220 milhões em receitas de publicidade, sendo que desse montante 75% provém de anúncios exibidos no aplicativo do Twitter para dispositivos móveis. Aliás, a receita com anúncios a cada mil visualizações atingiu US$ 1,50, um crescimento de 76% na comparação trimestre a trimestre. O restante do faturamento vem do licenciamento de dados e de fontes internacionais.
A rede social arrecadou US$ 243 milhões em receita, uma quantia 116% superior à registrada entre outubro e dezembro de 2012 (aproximadamente US$ 112 milhões) e superando a previsão do mercado, que era de US$ 218,2 milhões, segundo analistas da Thomson Reuters. Outro destaque do último trimestre foram as receitas internacionais, que chegaram a U$$ 66 milhões, representando um crescimento de quase 200% em relação ao ano anterior e alcançando 27% das receitas totais da empresa no período. A companhia teve um faturamento de US$ 664,8 milhões ao longo do ano.
Quanto ao crescimento da plataforma, a companhia chegou a 241 milhões de usuários ativos mensais no último trimestre, um crescimento de 30% comparado ao ano anterior. Entre outubro e dezembro de 2013, a rede social alcançou a marca de 148 bilhões de visualizações da timeline, um acréscimo de 26% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o número de usuários em tablets e smartphones cresceu 37% no último trimestre do ano passado, chegando a 184 milhões de internautas.
Este é o primeiro balanço divulgado pelo Twitter desde que começou a vender suas ações na Bolsa, em outubro do ano passado. Na época, as ações da rede social dispararam 92% logo na estreia, custando US$ 45,10 cada. A flutuação das ações do Twitter elevou a demanda, com investidores pedindo até 30 vezes o número de ações em oferta, demonstrando sólida confiança no potencial de crescimento da companhia.