Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pré-venda do HoloLens para desenvolvedores começa hoje (29)

Por| 29 de Fevereiro de 2016 às 10h42

Link copiado!

Pré-venda do HoloLens para desenvolvedores começa hoje (29)
Pré-venda do HoloLens para desenvolvedores começa hoje (29)

Nesta segunda-feira (29), a Microsoft abriu a pré-venda de uma edição especial do HoloLens para desenvolvedores. Os interessados em adquirir o dispositivo precisam desembolsar US$ 3.000 e fazer parte do programa Windows Insider. Além disso, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos, Porto Rico e Canadá.

O kit do HoloLens começará a ser vendido oficialmente nestes países no dia 30 de março, permitindo assim que os desenvolvedores comecem a criar jogos e aplicativos para o headset. De acordo com a empresa de Redmond, os compradores desta edição do HoloLens contarão ainda com sete aplicativos e games especiais que visam incentivar e demonstrar do que o headset é capaz.

Imagem: Divulgação

Continua após a publicidade

Dentre os apps e jogos que vão acompanhar o kit do HoloLens Development Edition estão:

  • HoloStudio: permite aos desenvolvedores criar recursos 3D, além de ensiná-los vários comandos, como olhar, gesto e voz para jogos e aplicativos.
  • HoloTour: este aplicativo traz imagens panorâmicas de lugares como Roma e Machu Picchu, criando a ilusão de que os usuários estão realmente andando por estes lugares.
  • Young Conker: este game traz mais uma aventura da divertida saga do esquilo da Microsoft. Cada nível é adaptado ao seu meio ambiente, e o game usa a mecânica de jogo de plataformas tradicionais misturados com objetos comuns da sua sala de estar.
  • Fragments: um game de drama policial que usa sua sala de estar como cenário para personagens virtuais que podem sentar-se no seu sofá, conversar com você e demonstrar algumas características da realidade aumentada do HoloLens.
  • RoboRaid: é o terceiro e último jogo para HoloLens, previamente denominado como Project X-Ray. Ele combina hologramas, tecnologia wearable e jogo de tiro em primeira pessoa. No ano passado, ele apareceu na E3 e deixou todos muito impressionados. Em RoboRaid, sua sala vira cenário de uma invasão alienígena.
Continua após a publicidade
  • Actiongram: um aplicativo que foi projetado com o simples objetivo de contar histórias, permitindo que os desenvolvedores criem vídeos com efeitos especiais que podem ser vistos no HoloLens.
  • Skype: a versão especial do Skype permite que as pessoas executem o aplicativo em qualquer dispositivo Windows para interagir com o mundo holográfico.

Em relação ao Skype, Kudo Tsunoda, vice-presidente corporativo da Microsoft, disse para a Forbes que ele permitirá que os desenvolvedores se comuniquem uns com os outros usando o meio holográfico para compartilhar métodos de desenvolvimento e buscar conselhos. "O aplicativo é declaradamente um meio de contar histórias holográficas", completou.

A data de lançamento oficial do kit de desenvolvimento do HoloLens coincide com o primeiro dia da conferência Build, da Microsoft, que acontece em São Francisco. No entanto, a novidade já havia sido vazada pelo site da revista Fortune, que divulgou antes da hora um comunidade de imprensa embargado pela empresa.

Continua após a publicidade

Especificações

A Microsoft também aproveitou o anúncio do kit para desenvolvedores para divulgar as especificações do HoloLens. De acordo com a companhia, o headset funcionará independentemente de estar conectado a um PC ou smartphone, uma vez que possui seu próprio sistema de processamento.

Na verdade, o hardware do HoloLens já possui todos os componentes necessários para funcionar sozinho, incluindo um processador Intel de 32 bits e uma Unidade de Processamento Holográfico da Microsoft (HPU), construída especificamente para os óculos de realidade aumentada da empresa.

Continua após a publicidade

O HoloLens é um dispositivo baseado no Windows 10, e conta ainda com uma série de sensores em seu interior, como uma unidade de medição inercial (IMU), para monitoramento de movimento, um sensor de luz ambiente, e quatro câmeras para compreensão dos arredores.

Estes recursos são combinados ainda com uma câmera com sensor de profundidade que permite ao HoloLens mapear espaços. A Microsoft também inseriu uma câmera HD de 2 megapixels para capturar vídeos e fotos com o headset. Quatro microfones instalados no HoloLens permitem a captação dos comandos de voz dos usuários.

As especificações divulgadas pela empresa de Redmond incluem ainda 2 GB de memória RAM, 64 GB de armazenamento flash e conectividade via Bluetooth e WiFi. O headset completo não pesa mais que 579 gramas, e sua bateria promete aguentar cerca de duas a três horas de uso ativo.

O kit para desenvolvedores será composto por um estojo com um HoloLens, um acessório Clicker que funciona via Bluetooth, um carregador e apoio de nariz extra para os óculos.

Continua após a publicidade

Imagem: Divulgação

Com informações doThe Verge e Windows Central

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft