Plataforma da Alibaba para pequenos negócios recebe investimento de US$ 1,1 bi
Por Rafael Romer | 27 de Janeiro de 2017 às 19h23
Focada em ajudar pequenos comerciantes locais na divulgação de seus negócios, a chinesa Koubei, empresa afiliada ao Grupo Alibaba, recebeu uma nova rodada de investimento no valor de US$ 1,1 bilhão nesta semana.
O investimento não foi oficialmente revelado pela companhia, mas encontrado "enterrado" entre os resultados financeiros do terceiro trimestre fiscal da Alibaba, divulgados na última terça-feira (24). Segundo a companhia, o objetivo do investimento será fornecer uma "base de capital forte" para a Koubei "executar sua estratégia de crescimento agressivo".
A rodada foi liderada pelos fundos Silver Lake, CDH Investments, Yunfeng Capital e Primavera Capital. Os rumores de que a Koubei estaria próxima de receber um novo aporte surgiram em outubro do ano passado, quando o jornal The Wall Street Journal vazou a informação e indicou que a companhia já seria avaliada em US$ 8 bilhões.
Fundada em 2015, através de uma joint venture entre o Grupo Alibaba e a Ant Financial, a Koubei fornece hoje uma plataforma para pequenos comerciantes locais com o objetivo de levá-los para o mundo online de maneira simples. A empresa agora é integrada ao serviço de pagamentos Alipay.
Até agora, resultados financeiros da Koubei não foram divulgados, mas é sabido que a companhia segue queimando suas reservas para expandir sua presença em um mercado concorrido – em parte, pela própria estratégia de diversificação de negócios do Grupo Alibaba, que segue apostando em múltiplas empresas para se afastar da dependência do e-commerce.
Entre as principais concorrentes da Koubei no setor de offline-para-online, estão a gigante Meituan-Dianping, que levantou US$ 3,3 bilhões há um ano, e a Ele.me, do Baidu.
Fonte: Tech Crunch