Pesquisas no Google feitas por aparelhos móveis superam as de desktop
Por Gabriel Gifoli | 05 de Maio de 2015 às 18h55
Em uma conferência sobre campanhas digitais realizada nesta terça-feira (5), o Google anunciou que o número de pesquisas feitas em sua ferramenta de busca através de dispositivos móveis finalmente superou o das que feitas através de PCs. Segundo Jerry Dischler, um dos executivos da empresa, essa virada aconteceu em pelo menos 10 dos principais mercados do mundo, incluindo EUA e Japão. Dischler não citou outros países e também não mencionou quando esa mudança ocorreu.
Além do marco histórico, a mudança pode significar alterações importantes nos direcionamentos do gigante das buscas. As propagandas posicionadas ao lado dos resultados das pesquisas através de browsers de desktop são consideradas como os anúncios mais lucrativos do marketing digital. Mesmo assim, o preço por esses anúncios tem caído seguidamente ao longo dos anos.
Uma das causas apontadas pelos especialistas para essa queda de preço é justamente a ascensão do uso de aparelhos móveis para realizar as pesquisas no buscador, e que os anúncios dos dispositivos móveis não rendem as mesmas taxas dos realizados nos PCs.
De qualquer forma, o chefe de finanças do Google, Patrick Pichette, disse que a empresa está vivenciando um fortalecimento de seus recursos de busca mobile, e que o preço por cliques em seu sistema de pesquisas continua crescendo dia após dia. Segundo Pichette, a queda de rendimentos com anúncios pela qual a empresa passa (e que foi confirmada na receita do primeiro trimeste de 2015, divulgada recentemente) deve-se às propagandas no YouTube.
Mesmo assim, o Google está tomando medidas para melhorar seus anúncios na área mobile. Durante a conferência desta terça-feira, o gigante das buscas apresentou algumas novas ideias para melhorar sua propagandas nos smartphones, tablets e afins, exibindo anúncios mais amigáveis a essas plataformas mobile, incluindo um uso maior de imagens e sensibilidade a comandos, como passadas de dedo.
Outro plano do Google para manter esse crescimento em suas buscas feitas através de smartphones e tablets é a manutenção do acordo com a Apple, que torna o gigante das buscas a ferramenta oficial do Safari no iPhone, e que está prestes a expirar.