Publicidade

IBM oferece serviços de inteligência artificial Watson para outras empresas

Por| 16 de Dezembro de 2015 às 14h50

Link copiado!

IBM oferece serviços de inteligência artificial Watson para outras empresas
IBM oferece serviços de inteligência artificial Watson para outras empresas
Tudo sobre IBM

Apesar de ser um tema ainda espinhoso e cheio de referências negativas na ficção científica, a inteligência artificial (AI) já oferece inúmeras soluções interessantes na atualidade. Uma delas envolve o gerenciamento e organização de grandes volumes de dados, como é o caso do sistema de inteligência artificial Watson, desenvolvido pela IBM e que passa a ser oferecido para outras companhias.

Um dos principais destaques deste sistema é a sua alta capacidade de aprendizado. Ele é capaz de analisar dados de inúmeras fontes humanas, como áudio, texto e voz e, com isso, refinar sua capacidade de interpretação. Feito isso, um exemplo de sua aplicabilidade pode ser a análise de dados de fornecidos por sensores e outros equipamentos durante um voo, permitindo assim a identificação precisa das condições de voo que podem causar o consumo excessivo de combustível.

Tudo isso se encaixa dentro do grande universo da chamada Internet das Coisas (ou IoT, como também é conhecida pela sigla em inglês). A ideia básica aqui é que as coisas todas estão e estarão cada vez mais interligadas entre si pela internet — no exemplo do avião, turbinas, bombas de água e outros componentes ficam conectados à rede a fim de fornecer e receber dados.

Combinação de análises inteligentes

Continua após a publicidade

Após uma série de testes e programas pilotos, a IBM conseguiu combinar métodos tradicionais de medição com dados não estruturados. Um deles foi utilizado para monitorar condições climáticas e poluição do ar em Pequim, China, em conjunto com o departamento de proteção ambiental da cidade.

“Usando não apenas coisas estruturadas, mas vídeos que as pessoas fazem, transcrições de call centers e blogs, nós fomos capazes de identificar de forma bastante precisa exatamente de onde vinham os poluidores e como eles estavam se movendo”, comenta o gerente-geral do Watson e do programa de IoT dentro da IBM, Harriet Green.

IBM Watson. (Foto: Clockready/Wikimedia Commons)

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Green será o responsável por comandar a nova central de IoT da IBM, sediada em Munique, na Alemanha. A ideia é que o espaço sirva de palco para o desenvolvimento de uma série de projetos junto de uma série de grandes clientes, como a empresa de telefonia Vodaphone e alguns governos locais. Sem dar muitas pistas, ele informa que o trabalho com a companhia de telefonia envolve a análise de dados sobre as impressões das pessoas a respeito dos serviços oferecidos, sempre com autorização, a fim de aprimorá-los.

Fonte: Fast Company