Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steven Sinofsky, 'pai do Windows 8', anuncia sua saída da Microsoft

Por| 13 de Novembro de 2012 às 11h40

Link copiado!

Steven Sinofsky, 'pai do Windows 8', anuncia sua saída da Microsoft
Steven Sinofsky, 'pai do Windows 8', anuncia sua saída da Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Steven Sinofsky, chefe do departamento do Windows, anunciou nesta segunda-feira (12) sua saída da Microsoft, depois de mais de 23 anos de serviços prestados à gigante do software. O real motivo para sua saída ainda não está claro e, segundo um e-mail enviado a todos os funcionários da empresa pelo atual CEO, Steve Ballmer, a decisão foi tomada exclusivamente por Sinofsky.

O executivo foi um dos principais responsáveis pela conquista da liderança no mercado de OS da Microsoft, com a recente introdução do Windows 7 e 8, após o fracasso de vendas do Vista. Além disso, ele foi uma das peças-chave para o lançamento do primeiro tablet da companhia, o Surface.

Muitos afirmam que Sinofsky não é o tipo de pessoa mais maleável no trabalho e que, muitas vezes, força suas ideias sobre os funcionários e costuma ser rude com seus subordinados.

Continua após a publicidade

Reprodução: Digital Trends

"É impossível contar todas as bençãos que recebi durante todos esses anos na Microsoft. Eu estou muito honrado pelo profissionalismo e generosidade de todos com quem tive a honra de trabalhar nesta empresa incrível", afirmou o executivo em nota oficial publicada no site da Microsoft.

Ainda no mesmo texto, Steve Ballmer afirmou estar muito agradecido por toda a contribuição prestada por Sinofsky. "Os produtos e serviços que temos entregado no mercado nos últimos meses marcam o lançamento de uma nova era na Microsoft... Para continuar esse sucesso, é imperativo que nós continuemos a dirigir o alinhamento entre todas as equipes da Microsoft, e ter os ciclos mais integrados e rápidos de desenvolvimento de nossos produtos", acrescentou Ballmer.

Julie Larson-Green irá assumir o posto de Steven Sinofsky, que, desde 1993, possui uma trajetória importante da companhia tendo atuado no desenvolvimento do Internet Explorer e do Microsoft Office.

Continua após a publicidade

A saída de Sinofksy apenas duas semanas após o lançamento oficial do Windows 8 e do Surface deixou muitos analistas espantados. A Apple também acaba de viver a mesma situação, quando demitiu na última semana Scott Forstall, responsável pelos Mapas do iOS 6.

No entanto, segundo o site The Verge, a saída do executivo não se deve ao desempenho ou a possíveis problemas com o Windows 8. Steven Sinofsky estava programando sua saída há algum tempo, mas ele teria sido segurado pela empresa até o lançamento da nova geração do sistema operacional da Microsoft.

A repercussão do caso

Os investidores da Microsoft parecem ter ficado com o pé atrás após a saída de Steven Sinofsky. Logo pela manhã, as ações da empresa caíram 3%, valendo US$ 27,10. Não é uma mudança brusca, mas não deixa de ser notável.