Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atalhos de teclado do Gmail que você deveria estar usando

Por| 15 de Dezembro de 2014 às 08h07

Link copiado!

Mashable
Mashable

Atalhos de teclado são ferramentas extremamente práticas que agilizam o uso de softwares e permitem que sejam acionadas funções rapidamente sem a necessidade de afastar as mãos do teclado. Com o avanço das tecnologias de desenvolvimento web, essa funcionalidade deixou as limitações dos softwares de prateleira e passou a surgir também em aplicações web.

Hoje em dia, não há um serviço sequer disponível na internet que não ofereça atalhos de teclado a seus usuários. Um excelente exemplo é o Gmail, que permite manipular suas funções e gerenciar seus e-mails com poucos toques, agilizando ainda mais o seu uso.

Ativando os atalhos de teclado

Antes de tudo, é necessário ativar os atalhos de teclado no Gmail para poder usá-los. Para isso, basta clicar no botão da engrenagem no canto superior direito da tela e em "Configurações". Na aba "Geral", ative os atalhos de teclado do serviço marcando a opção correspondente.

Continua após a publicidade

Navegando na interface e escrevendo mensagens

Os atalhos de teclado do Gmail são organizados em dois tipos diferentes: há os atalhos que são permanentemente ativados, mesmo que você não tenha feito o ajuste explicado acima; e os atalhos que precisam ser ativados através das opções e que executam funções mais avançadas de gerenciamento de mensagens.

Entre os atalhos permanentemente ativados, há as teclas de seta para cima e para baixo, que permitem selecionar mensagens na caixa de entrada. Um discreto cursor azul aparece ao lado da caixa de seleção indicando a mensagem selecionada, que pode ser aberta ao pressionar a tecla ENTER.

Quando uma mensagem estiver aberta, é possível passar para uma mensagem anterior ou posterior pressionando as teclas N (de "next", próxima) ou P (de "previous", anterior).

Para fechar uma mensagem aberta, basta pressionar a tecla Backspace. A mensagem será fechada e marcada como lida e a caixa de mensagens exibida novamente.

O Gmail também oferece atalhos no editor de texto das mensagens. Você pode pressionar Ctrl + Shift + C para adicionar destinatários com cópia (Cc) ou Ctrl + Shift + B para acrescentar destinatários com cópia oculta (Cco), por exemplo. A tabela abaixo exibe uma lista completa de atalhos disponíveis para o editor de mensagens, que podem ser utilizados tanto no Windows quanto no Mac OS X.

Continua após a publicidade

Gerenciamento avançado

Entre os atalhos acessíveis com a opção ativada nas configurações, temos opções que permitem abrir o editor de mensagens, acesso fácil à busca, selecionar mensagens e muitas outras opções.

Pressione a tecla C para abrir o editor de mensagens na mesma aba do navegador, Shift + C para abrir o editor em uma nova janela ou D para abri-lo em uma nova aba.

Continua após a publicidade

Pressione X para marcar a caixa de seleção de uma mensagem na caixa de entrada, E para arquivá-la, S para marcá-la com uma estrela, + para marcar como importante e - para marcar como não importante. Também é possível pressionar ! para marcar a mensagem selecionada como Spam e # para enviá-la para a lixeira.

Em qualquer tela do Gmail você pode consultar uma lista com todos os atalhos de teclado oferecidos pressionando ?.

Continua após a publicidade

Estes são alguns exemplos de como utilizar atalhos de teclado no serviço de e-mails do Google. Experimente utilizá-los e eles poderão ajudar a tornar sua rotina de trabalho mais produtiva.

Aproveite e também leia:Atalhos de teclado do Twitter que você deveria estar usando