Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

A Siri está bugada sem o horário de verão; saiba como corrigir

Por| 08 de Novembro de 2019 às 12h38

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

A Siri, assim como muitos brasileiros, também parece estar sentindo falta do horário de verão. Os usuários de iPhone e iPad vêm enfrentando, ao longo dos últimos dias, uma falha na configuração de alarmes por meio da assistente de voz dos aparelhos, que insiste em adicionar uma hora a mais em determinados comandos, em uma situação que pode acabar fazendo muita gente perder a hora.

O problema acontece em condições específicas. Caso você peça que Siri configure um alarme para um horário determinado, digamos, às 10h30 da manhã, tudo funcionará corretamente; caso peça para que a assistente te acorde em 30 minutos, entretanto, o alarme será configurado para dali 1h30, com a hora adicional sendo adicionada à conta por causa justamente do horário de verão pelo qual deveríamos estar passando.

Em testes realizados pelo Canaltech, o problema aconteceu tanto no iPhone quanto no iPad, de diferentes modelos, mas todos atualizados para a versão mais recente do iOS. O horário do próprio sistema aparece corretamente, assim como o visto em aplicativos e outros serviços, indicando que o problema estaria apenas nos sistemas que garantem o funcionamento da Siri. O bug também parece acontecer apenas na configuração do despertador, já que outras ações envolvendo horário, como a criação de entradas na agenda, por exemplo, funcionam normalmente.

Continua após a publicidade

Entretanto, um detalhe importante: a hora adicional é aplicada apenas nas regiões que teriam horário de verão, como Curitiba (PR) e São Paulo (SP), cuja aplicação foi suspensa neste ano pelo presidente Jair Bolsonaro. Com isso, felizmente, resolver o problema é relativamente simples, bastando desligar a atualização automática de horário dos aparelhos e modificar seu fuso horário para Fortaleza, por exemplo, ou qualquer outra capital onde os relógios não seriam adiantados em condições normais.

Para fazer isso, siga os passos a seguir:

  1. Acesse o menu de Ajustes do aparelho e, na opção Geral, selecione Data e Hora;
  2. Desative o slider “Automaticamente” e clique na opção “Fuso Horário”, que abrirá um campo de pesquisas. Digite uma cidade sem fuso horário, como Fortaleza, e selecione para alterar as configurações.
Continua após a publicidade

É importante lembrar, claro, que essa é uma medida preliminar, com o ideal sendo que a própria Apple realize as atualizações devidas para lidar com o fim do horário de verão. O Canaltech entrou em contato com a empresa, que não se pronunciou sobre uma possível correção. A reportagem aguarda um retorno da empresa sobre o assunto.