Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Velocidades de 0,98 Gbps no celular: Qualcomm anuncia novo modem Snapdragon X16

Por| 11 de Fevereiro de 2016 às 11h39

Link copiado!

Velocidades de 0,98 Gbps no celular: Qualcomm anuncia novo modem Snapdragon X16
Velocidades de 0,98 Gbps no celular: Qualcomm anuncia novo modem Snapdragon X16
Tudo sobre Qualcomm

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (11) uma nova geração de modem mobile, o Snapdragon X16 LTE, que promete alcançar velocidades de transferência de dados de até 0,98 Gbps para download em dispositivos móveis. O salto em velocidade oferecido pelo novo equipamento é considerável e já pode ser comparado com velocidades de cabos de fibra óptica, e é a aposta da Qualcomm para dispositivos que suportam a tendência de crescimento de oferta e demanda por vídeos 4K, transmissão de conteúdo ao vivo e por streaming, bem como o armazenamento ubíquo de dados em nuvem.

"Tudo que estamos fazendo hoje nos nossos smartphones está colocando uma pressão tremenda sobre as redes e nós precisamos continuar aumentando as velocidades", comentou o diretor de marketing técnico da Qualcomm, Sherif Hanna. "Mas, ao mesmo tempo, precisamos pavimentar o caminho para as experiências que virão e que ainda não temos em nossos dispositivos".

O modem é o primeiro a dar acesso ao LTE-A Pro, permitindo a agregação de até 80 MHz utilizando espectro não-licenciado de banda através da tecnologia Licensed Assisted Access (LAA). A expectativa é que a tecnologia também permita cortar consideravelmente os custos de operadoras na disponibilização do downlink para seus usuários, já que o uso desse espectro dispensa a compra de novas bandas de LTE.

O espectro não-licenciado é hoje usado primariamente para redes Wi-Fi e deve permitir que até 64% das operadoras globais implementem a tecnologia. "A ideia do modem não é só permitir velocidades de gigabits, mas fazer isso de uma forma que seja acessível a grande parte das operadoras", defendeu o executivo.

Continua após a publicidade

Com a nova velocidade, a Qualcomm afirma que usuários poderão ter experiências como streaming ao vivo de vídeo HD 360 graus em realidade virtual, conversas em vídeo online a 60 frames por segundo (FPS) com múltiplas pessoas e o uso da nuvem para backup quase instantâneo de arquivos diretamente no smartphone ou tablet, sem a necessidade de estar conectado à uma rede Wi-Fi.

Diferente do Snapdragon X12 LTE, que vem embarcado no novo processador Snapdragon 820 da empresa, o X16 LTE é um hardware independente e deverá ser embarcado em dispositivos fora do chip. De acordo com a empresa, os primeiros dispositivos com o X16 deverão ser roteadores LTE Wi-Fi, chegando ao mercado a partir do segundo semestre deste ano. Eventualmente a tecnologia também deverá ser embarcada em smartphones, mas ainda não há perspectiva de quando os primeiros modelos deverão chegar.

Apesar das possibilidades da tecnologia, ainda é cedo para se empolgar com a velocidade de conexão, principalmente aqui no Brasil. O suporte do novo modem depende de investimentos em infraestrutura pelas operadoras, já que exige a instalação de novas antenas para suporte da banda adicional. Além disso, a tecnologia só funcionará em novos dispositivos com o X16 embutido.

Só para comparação, projetos para integração de carrier agregation de três bandas só foram anunciados recentemente pelas operadoras Vivo e Claro em algumas cidades brasileiras. Comparada com a velocidade prometida pelo X16, a agregação de banda implantada aqui oferece velocidades bem menores — de até 450 mbps —, e também depende de smartphones que não estão nas mãos de todos os consumidores nacionais, como o iPhone 6s e o Galaxy S6 e S6 Edge.