YouTube quer ajuda de Hollywood para avançar na oferta de conteúdo premium
Por William Nascimento | 14 de Julho de 2014 às 17h02
O serviço de streaming de vídeo do Google, o YouTube, começou mais uma rodada de discussões com profissionais de Hollywood e produtores independentes para financiar seu conteúdo premium. O objetivo do Google com o conteúdo premium oferecido no YouTube é ostentar um conteúdo mais elaborado profissionalmente. Com um repertório maior de grandes produções, o YouTube poderia aumentar os preços de publicidades nestes vídeos.
Ao longo dos últimos dois meses, os executivos do YouTube começaram a fazer negociações, conversando com produtores de Hollywood sobre os benefícios que teriam por produzirem conteúdo para o site. A empresa estaria interessada em vídeos curtos com cerca de 30 minutos ou menos.
Os executivos não sabem exatamente como o projeto seria estruturado. É possível que o site ofereça cerca de US$ 1 milhão a US$ 3 milhões para produzirem uma série, por exemplo. Ainda, o YouTube poderia contribuir com uma parcela de seu faturamento de marketing. "Estamos sempre explorando diversas ideias de conteúdo e marketing para apoiar e acelerar nossos criadores", disse um representante do YouTube.
Segundo fontes ligadas à Reuters, a última rodada de discussões está em fase inicial, no entanto, as medidas discutidas podem nunca se tornarem reais.
O YouTube é de longe o site mais popular do mundo para streaming de vídeo, com mais de 1 bilhão de visitantes únicos por mês, superando tranquilamente a Amazon e a Netflix. O site está tentando atrair mais anunciantes para publicidade em vídeos premium.
Em 2011 foram investidos cerca de 100 milhões de dólares para financiar cerca de 100 canais. Alguns beneficiários foram a ESPN, Madonna, Reuters e alguns produtores menos conhecidos. O YouTube continuou a fornecer apoio para os seus criadores de conteúdo e fornece instalações de produção, dicas sobre a melhor forma de criar conteúdo e pequenos investimentos para criadores testarem suas ideias.
O site também oferece suporte de marketing para celebridades online, incluindo o pagamento de outdoors e até propagandas na TV.