Publicidade

Outlook vai usar IA para facilitar marcação de reuniões

Por| 01 de Abril de 2019 às 20h50

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft está usando inteligência artificial para tornar o nem sempre fácil processo de marcação de reuniões um pouco mais simples. São três novas ferramentas, que devem estar à disposição dos usuários da América do Norte nas próximas semanas, indicando contatos para marcação de encontros, organizando documentos e até mesmo indicando salas e os melhores locais para as conversas acontecerem.

A primeira novidade se chama Insights para reuniões, que trabalhará com encontros já marcados. Nas horas que antecedem a marcação, o sistema será responsável por reuniões documentos, e-mails trocados, arquivos e notas que sejam relevantes ao assunto que será tratado.

Eventuais compartilhamentos que aconteçam durante o papo também serão concentrados aqui, com links diretos para os respectivos documentos criados nas diversas ferramentas do pacote Office. De acordo com a Microsoft, se trata de uma integração entre a suíte de aplicativos, o sistema de cloud computing Azure e também o Graph, uma plataforma para desenvolvedores voltada, justamente, para a conexão entre os diferentes programas da companhia.

A segunda novidade é uma evolução de uma ferramenta já existente, que sugere respostas a e-mails. No recurso, a marcação de reuniões também será uma indicação possível, desde que exista essa intenção explícita durante a conversa, com o sistema já abrindo janelas e incluindo os participantes rapidamente, bastando uma confirmação do usuário e configurações adicionais para que o encontro efetivamente aconteça.

Continua após a publicidade

Por fim, o terceiro novo recurso também trabalha em prol da integração e do cruzamento de informação, indicando datas, horários e lugares ideais para que a reunião aconteça. A inteligência artificial levará em conta, por exemplo, rotinas de trabalho, outras reuniões e compromissos ou a iminência de viagens, criando janelas de conveniência para todos os envolvidos, considerando, ainda, a preferência de todos por encontros em cafés, fora do escritório, ou salas no próprio local de trabalho.

A análise de comportamento faz parte, na verdade, de todo o rol de ferramentas, com a Microsoft afirmando que diferentes usuários, mesmo que parte das mesmas organizações e projetos nem sempre verão as mesmas sugestões. Níveis de acesso a arquivos e outras medidas de segurança também serão levadas em conta principalmente, na organização de documentos, com as pessoas tendo acesso somente àquilo que deveriam ler.

De acordo com a Microsoft, como se tratam de ferramentas complexas, deve levar algum tempo para que elas estejam plenamente disponíveis a todos os usuários. Inicialmente, os recursos devem dar as caras no Outlook web antes de chegarem às versões desktop e, por último, também aos aplicativos para iOS e Android. Da mesma forma que não há uma data precisa para liberação do recurso nestas plataformas, também não existe previsão para o Brasil, que pode ter de esperar ainda mais por eles devido à barreira do idioma, fundamental para os sistemas de sugestão usados pela inteligência artificial.

Continua após a publicidade

Fonte: Microsoft