Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple está de olho em engenheiros de chips da Qualcomm

Por| 15 de Novembro de 2018 às 18h17

Link copiado!

Apple está de olho em engenheiros de chips da Qualcomm
Apple está de olho em engenheiros de chips da Qualcomm
Tudo sobre Apple

A briga entre Apple e Qualcomm é intensa no campo judicial, com as empresas estando envolvidas em processos milionários. Enquanto isso, a Maçã já se isolou completamente da rival quando o assunto é o iPhone e outros dispositivos móveis, mas, agora, parece estar de olho também nos talentos da fabricante do Snapdragon, buscando engenheiros de chips justamente, na cidade-sede da concorrente.

Pelo menos 10 vagas de emprego foram abertas na última semana para trabalhos relacionados a componentes de hardware, todas na cidade de San Diego, no estado americano da Califórnia. Não deve ser encarado como uma coincidência o fato de todos os empregos estarem relacionados, justamente, a campos nos quais a Qualcomm está na linha de frente do mercado, como é o caso de tecnologias de conectividade wireless, chips para processamento de inteligência artificial e otimização de recursos energéticos.

Não é de hoje que a Apple fabrica seus próprios processadores e chips, enquanto outros são fornecidos por parceiros. A Intel, hoje, é uma das principais aliadas da Maçã nesse sentido, preenchendo o vácuo deixado justamente pela Qualcomm que, em meio às brigas judiciais com a empresa de Cupertino, também perdeu seu contrato com ela para entrega de modems para os tablets e smartphones da marca.

Além disso, as vagas de emprego também se encaixam nos rumores de que a Apple estaria disposta a acabar até mesmo com essas alianças, aproveitando a transição para a tecnologia 5G para, também, criar seus próprios modems. Até 2020, pelo menos, a Intel estaria garantida no posto, com os iPhones de dois anos no futuro sendo os primeiros a contarem com a nova conectividade. Depois disso, entretanto, ainda há mistério.

Continua após a publicidade

Ao mesmo tempo, a Qualcomm é hoje uma das principais fabricantes do mundo quando o assunto são as pesquisas com a tecnologia 5G, já tendo entregado modems e chipsets capazes de conversar com o novo padrão. Os primeiros aparelhos dessa leva devem chegar ainda em 2019 pelas mãos de fabricantes, o que tornaria a corrida contra o tempo ainda maior para a Apple.

Como todos já sabem, a Maçã costumeiramente não fala sobre desenvolvimentos desse tipo e quanto eles envolvem um passeio pelo quintal dos rivais, o silêncio é ainda maior. O mesmo vale para possíveis iniciativas relacionadas à fabricação de mais chips próprios, outro elemento sobre o qual a empresa de Cupertino não costuma comentar. Caso a ideia efetivamente seja essa, entretanto, ainda temos alguns anos pela frente até vermos a iniciativa transformada em realidade.

Fonte: Bloomberg