Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Os 10 melhores jogos de corrida para PlayStation 4

Por| Editado por Jones Oliveira | 13 de Maio de 2023 às 11h30

Link copiado!

Reprodução/Canaltech
Reprodução/Canaltech
PlayStation 4

A cada nova geração de consoles, os games de corrida tentam se aproximar cada vez mais do realismo, seja na simulação dos carros como funcionam no mundo real ou na apresentação de mundos enormes para serem explorados. No PlayStation 4, isso também significou novas abordagens, assim como o retorno de clássicos absolutos.

Gran Turismo, por exemplo, chegou ao seu ápice e apresentou uma homenagem à cultura automotiva, enquanto a Ubisoft nos levou a desbravar os Estados Unidos em The Crew. Horizon Chase Turbo, por sua vez, nos lembrou do saudoso passado, assim como Crash Team Racing Nitro-Fueled, que trouxe de volta o marsupial mais querido dos games, agora motorizado.

Pensando em títulos como esses, o Canaltech listou 10 dos melhores games de corrida do PS4.

Continua após a publicidade

10. The Crew

Lançado em 2014, o título chegou como uma proposta inusitada no portfólio de games da Ubisoft. Sem tradição no mundo das corridas, ela veio com a proposta ambiciosa de nos convidar para corridas em dezenas de cidades dos EUA, com um mapa gigantesco que tentava reproduzir o país inteiro, ainda que em escala reduzida.

Em meio a mudanças de biomas, ciclos de dia e noite e pontos turísticos clássicos, The Crew ainda tinha uma história simples, na qual nos infiltrávamos em uma quadrilha de criminosos. Entretanto, o que mais chamava a atenção era a escala do cenário, que possibilitava uma viagem de costa a costa sem interrupções.

Continua após a publicidade

9. Trials Rising

Chegar em primeiro nem sempre é o objetivo em uma competição de velocidade, com este game sendo um grande exemplo. Um dos principais expoentes do motocross nos games, ainda que focado no equilíbrio e nos desafios, o título também da Ubisoft faz com que o grande objetivo a ser conquistado seja, apenas, se manter em cima da moto.

Não é tarefa fácil, com Trials Rising elevando a linha da dificuldade na medida em que o jogador vai avançando nas fases. Mais do que andar rápido, é preciso saber a hora de frear e se posicionar tanto ao saltar quanto aterrissar, em diferentes mapas que ampliam o desafio e apresentam obstáculos diferentes e divertidos.

Continua após a publicidade

8. Crash Team Racing Nitro-Fueled

Após três títulos de sucesso, e seus remakes, era hora de o marsupial mais famoso dos games renovar a carta de motorista. E seguindo a dinâmica dos clássicos anteriores, este também retornou em grande estilo, não apernas com gráficos repaginados mas também mudanças na jogabilidade, ainda que a essência da aventura tenha se mantido a mesma.

Crash Team Racing Nitro-Fueled não é apenas sobre corridas, porém. Ao reunir diferentes personagens da história do personagem, a Naughty Dog, na época, e depois a Beenox e a Activision, também investem na aventura, com direito a história e cenas de corte para justificar a correria. O remake ainda trouxe novidades como um modo multiplayer e uma maior customização dos karts.

Continua após a publicidade

7. Hot Wheels Unleashed

Este é um game que se encaixa na categoria das surpresas. Pouca gente prestou atenção quando mais um game baseado na marca de carrinhos colecionáveis foi anunciado, mas quem acompanha o segmento de corrida reparou na inusitada presença da Milestone na produção. Afinal de contas, o que a empresa por trás de grandes nomes como MotoGP e Ride estaria tramando?

Continua após a publicidade

A resposta passou longe dos simuladores normalmente vislumbrados pela produtora italiana, mas não sem sua boa dose de desafio. Hot Wheels Unleashed impressiona graficamente e também na jogabilidade, trazendo cenários em miniatura e um bom controle, além de veículos clássicos e um passeio pela história da marca, em um título fora da curva.

6. Project CARS 2

A Slightly Mad Studios almeja as alturas quando falamos nesta franquia de simuladores, que nasceu como um projeto colaborativo de aficionados em carros para se tornar um dos melhores do ramo, pelo menos em sua primeira e segunda edições. Chega a ser um marco como a empresa conseguiu, principalmente nesta sequência, apresentar uma jogabilidade realista ao lado de uma ampla variedade de veículos e pistas.

Continua após a publicidade

Project CARS 2 tem mais de 60 circuitos e 140 opções diferentes de competição, com quase 200 carros de diferentes categorias. Elementos climáticos como a chuva e a temperatura da pista modificam o andamento das corridas a cada volta, em diferentes modalidades, categorias e até torneios focados em marcas específicas.

5. F1 2021

A série de games licenciados continuou sua subida na sétima geração de consoles, após um deslize assim que decidiu fazer essa transição. Em seu primeiro game após ser adquirida pela EA, a Codemasters entregava um dos melhores títulos da Fórmula 1 e, também, uma opção que acompanhava o gosto de novas audiências pelo esporte.

Continua após a publicidade

F1 2021 manteve as bases sólidas da jogabilidade de seus antecessores, assim como a presença de todos os pilotos e circuitos da temporada, junto com algumas opções clássicas que podiam ser pilotadas em eventos especiais. Como grande novidade, veio o Ponto de Frenagem, um modo história no qual acompanhamos um piloto aspirante ao título, lidando com rivais e o menosprezo de veteranos, ao melhor estilo da série da Fórmula 1 lançada ano a ano pela Netflix.

4. DiRT 5

Mais um título da Codemasters a investir em um inusitado modo história, este também acabou se consagrando como um dos melhores da série. Após apostar na tecnicidade das corridas de rally em lançamentos anteriores, a produtora abraça a cultura despojada que também existe ao redor do esporte para apresentar um título cheio de personalidade.

Continua após a publicidade

DiRT 5 nos leva do Brasil à China, passando pelos EUA, Nepal e Marrocos em corridas cheias de cascalho, terra e gelo. Há um espaço, claro, para as provas de habilidades, enquanto as corridas francas se desenrolam ao som de uma trilha sonora muito bem selecionada, além de podcasts que contam a trama e trazem as vozes de Troy Baker, o Joel de The Last of Us, e Nolan North, que interpretou Nathan Drake em Uncharted.

3. Assetto Corsa

Ao lado de iRacing, este talvez seja um dos maiores nomes dos simuladores nos PCs dos aficionados por corridas. Ao topar o desafio de trazer tudo isso para os consoles de mesa, a Kunos Simulazioni sabia que precisaria abrir mão de alguns elementos consagrados, como os mods e a fidelidade visual, mas se comprometendo com o principal deles.

Continua após a publicidade

Assetto Corsa chegou ao PlayStation 4 com o mesmo modelo físico e de renderização do original, o que o torna uma das opções mais focadas no realismo entre os simuladores disponíveis para o console. Os DLCs, com pistas e carros adicionais, também foram chegando ao video game juntamente com atualizações gratuitas, focadas em marcas ou provas específicas.

2. Horizon Chase Turbo

Continua após a publicidade

A desenvolvedora gaúcha Aquiris se juntou a ninguém menos que Barry Leitch, o compositor da trilha sonora original de Top Gear, para entregar uma homenagem não apenas ao clássico, mas a toda a cultura automotiva virtual dos anos 1990. Com o sucesso da proposta inicial, vieram também outras, focadas na jogabilidade de games como OutRun.

Horizon Chase Turbo ganhou adeptos e um ciclo de vida longo, que culminou em seu maior conteúdo já lançado. Depois de perseguirem o horizonte ou viajarem com a capota aberta, os jogadores puderam assumir os volantes de Ayrton Senna em um modo totalmente inspirado em Super Monaco GP, com direito a circuitos similares aos da Fórmula 1 clássica e uma jogabilidade em primeira pessoa que nos encheu de nostalgia e saudade.

1. Gran Turismo 7

Descrito como o título mais intimista da franquia, a versão mais recente de uma das principais franquias das corridas digitais é também uma carta de amor do criador, Kazunori Yamauchi, à cultura automotiva. Reunindo toda a experiência dos anteriores, o exclusivo da Sony nos entrega o maior de todos e, também, um passeio pela história dos carros e seus criadores.

Gran Turismo 7 vai dos veículos de passeio até os monopostos de corrida, passando por décadas de desenvolvimento de motores, aerodinâmica e designs. Marcas japonesas, claro, são o maior foco, mas as ocidentais também estão presentes, juntamente com a estreia do nosso querido Autódromo de Interlagos em um game da série, que também tenta ser menos burocrático e mais aberto que os anteriores, incluindo modos musicais e um sistema de progressão que até exige as clássicas carteiras, mas não prende os jogadores a uma prova do Detran antes de partirem para as pistas.