Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Análise | As Aventuras Iradas de Captain Spirit traz imaginação e emoção

Por| 28 de Junho de 2018 às 09h53

Link copiado!

Square Enix/Dontnod
Square Enix/Dontnod

Falar de As Aventuras Iradas de Captain Spirit como um prelúdio de Life is Strange 2 ou até mesmo uma demo (como o título foi divulgado na PlayStation Network) é criar expectativas erradas. O que temos aqui é uma amostra da nova visão da desenvolvedora francesa Dontnod sobre um título que começou pequeno e conquistou o mundo com uma boa dose de emoção, empatia e grande senso de responsabilidade.

Tanto que, de uma proposta independente e considerada menor, Life is Strange ganhou o mundo. Ele apareceu na E3 do ano passado, com o anúncio do prelúdio Before the Storm aparecendo na conferência da Microsoft, algo que se repetiu neste ano. Não apenas foi grande a surpresa de ver o jogo no palco de uma das maiores apresentações da feira, mas também recebemos a notícia de que esse capítulo extra seria totalmente gratuito.

E foi assim que todo mundo conheceu Chris, o protagonista de As Aventuras Iradas de Captain Spirit. Lançado um dia antes da data anunciada, para alegria dos fãs, o título nos leva em uma viagem por um mundo de aventuras, heróis e combates épicos que só existem na imaginação de uma criança, não apenas como fruto de uma criatividade inerente à baixa idade, mas também como uma maneira de enfrentar uma realidade que nunca é tão lúdica e colorida.

Continua após a publicidade

Em vez de brincar com a viagem no tempo, a Dontnod utiliza a imaginação da criança para flertar com diferentes estilos de jogabilidade. Temos momentos a la Survival Horrors do passado, em que uma chave encontrada em um local abre a porta de outro, momentos de leitura de arquivos e observação de cenários para descoberta de senhas ou, ainda, um flerte com a jogabilidade de Flappy Bird, um metajogo por si só.

Tudo, claro, em um mundo fantástico em que o aquecedor de água se transforma em um monstro, caixas de papelão são armaduras e bonecos são a liga de heróis sob o comando de Captain Spirit, lutando contra um vilão dos mais terríveis. O carro do pai de Chris, por exemplo, é a nave que nos leva para o encontro com o antagonista e, também, para um dos momentos mais impactantes do jogo.

Em meio às brincadeiras do pequeno estão as informações sobre o que aconteceu com a família claramente destruída, morando em uma casa caindo aos pedaços e tentando desesperadamente se agarrar ao que ainda resta de carinho. A sensação geral, porém, é de decadência, principalmente após uma tragédia que abalou tanto Chris quanto seu pai, cuja vida foi completamente desgraçada pelos eventos do passado.

Continua após a publicidade

Quem quiser, pode seguir um caminho mais objetivo do começo até o final. Se explorado completamente, As Aventuras Iradas de Captain Spirit tem uma duração média de duas horas, mas esse tempo pode ser encurtado para pouco mais de um quarto disso caso o jogador realize apenas as ações necessárias para o seguimento do episódio. Fazer isso, porém, seria um desperdício completo.

É por isso mesmo que esse texto foi iniciado indicando que pensar neste título como um prelúdio a Life is Strange 2 não é necessariamente correto, pois, mesmo com ele, sabemos pouco sobre o que o título vai tratar. O que temos aqui é uma amostra de abordagem, de diferentes jogabilidades que podem ser aplicadas pela Dontnod e, também, de seu motor gráfico aprimorado, que tornou a já bela arte da franquia ainda mais bonita.

Temos citações à cidade de Arcadia Bay, dos dois títulos anteriores, e também à Academia Blackwell. Porém, esta é uma história nova e, sendo assim, todo o destaque é dado a seus novos personagens e eventos, com a fria paisagem das proximidades do Natal e o sonho de uma criança nos levando a um passeio que é, ao mesmo tempo, bonito e triste.

Continua após a publicidade

Olhando os desenhos de Chris e sua abordagem perante o mundo, é fácil pensar que estamos diante de uma aventura lúdica e até simplória, com minigames e exploração. Não precisa de muita análise, porém, para perceber que, como toda brincadeira, esta também tem um fundo de verdade, das mais duras.

Entranhar-se em um mundo particular é a forma de o pequeno lidar com a cruel realidade, na qual ele é apenas uma criança. Em seu mundo de sonhos, ele é o Captain Spirit, capaz de viajar pelo espaço, enfrentar monstros e salvar a Terra. No mundo real, porém, ele é apenas Chris, incapaz de proteger aquilo que mais importava em seu universo particular.

As Aventuras Iradas de Captain Spirit é gratuito e está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One. Além disso, você ainda tem alguns meses para comprar a caixa de lenços, pois Life is Strange 2 chega em 24 de setembro às mesmas plataformas.

Continua após a publicidade

* O jogo foi testado no PlayStation 4.