Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft e NASA testarão HoloLens em missão espacial

Por| 26 de Junho de 2015 às 10h39

Link copiado!

Foto: Reprodução/Nasa
Foto: Reprodução/Nasa
Tudo sobre Microsoft

A NASA, em colaboração com a Microsoft, vai levar o HoloLens para o espaço, num projeto batizado de "Sidekick". A ideia é que os óculos da norte-americana sejam utilizados para ajudar os astronautas a realizarem diversas tarefas com mais facilidade.

A companhia de Bill Gates prometeu enviar um par dos óculos para a Estação Espacial Internacional (ISS) junto com a nave SpaceX, que segue em sua sétima missão comercial no próximo domingo (28).

Sam Scimemi, diretor do programa, disse em comunicado que essa nova tecnologia "pode ajudar a impulsionar a exploração futura e proporcionar novas capacidades para homens e mulheres que realizam pesquisa na Estação Espacial Internacional". Inclusive, o gadget pode auxiliar os cientistas e definir o futuro das missões à Marte.

Os astronautas poderão executar tarefas dentro da própria estação com mais eficiência e sem a exigência de mais treinamentos. Essas atividades estão divididas em dois modos diferentes: Avançado Remoto e Procedimento. O primeiro vai ajudá-los a se comunicarem com técnicos e engenheiros, que terão acesso ao que os astronautas estão vendo e os ajudarão em tarefas específicas. No modo Procedimento, os astronautas verão desenhos holográficos sobrepostos nos objetos nos quais a tripulação está interagindo.

Continua após a publicidade

"O Sidekick é um ótimo exemplo de aplicação para a qual vislumbramos o HoloLens, além de permitir novo potencial para astronautas, nos dando nova perspectiva sobre o que é possível com a computação holográfica", comenta Alex Kipman, técnico do Microsoft Windows e Devices Group.

O dispositivo já passou por testes e está pronto para funcionar em um ambiente sem gravidade.

HoloLens

O dispositivo foi anunciado pela Microsoft em janeiro deste ano e tem a função de exibir hologramas em alta definição e som ambiente, além de reconhecer comandos de voz e gestuais. Em junho, o HoloLens se destacou em apresentação na E3 2015.

Continua após a publicidade

Fonte: Mashable, IDG Now