Publicidade

Algo parece ter dado errado no lançamento do foguete Soyuz, da Rússia

Por  | 

Compartilhe:
divulgação
divulgação

Algo errado parece ter acontecido na manhã de ontem (27), quando o foguete russo Soyuz 2.1b foi lançado, levando consigo alguns satélites que deveriam ter sido posicionados em órbita.
A Roscosmos, a agência espacial russa, publicou uma nota após o lançamento do Soyuz, carregando o satélite para fins de captação de informações meteorológicas, batizado como Meteor-M, explicando que perderam o contato com a cosmonave alguns minutos após o seu lançamento, enquanto o Soyuz parecia estar dentro do funcionamento esperado, se posicionando para liberar os satélites que carregava em suas determinadas órbitas.

"Durante a primeira comunicação com o foguete não foi possível estabelecer a conexão devido à sua ausência na órbita-alvo", disse a nota publicada, explicando que o Soyuz não se encontrava na posição que deveria ocupar para permitir o contato. "Atualmente, a informação está sendo analisada".

Ainda é desconhecida a causa exata da falha, mas as maiores apostas estão em falha humana, devido a possíveis falhas na programação do trajeto do Soyuz.

A cosmonave estava carregando, além do Meteor-M, outros 18 satélites menores consigo, alguns deles de posse dos EUA, que deveriam ser posicionados em órbita mas, ao que tudo indica, foram perdidos para sempre no espaço.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Abaixo você pode assistir a um vídeo que mostra o lançamento do Soyuz até o momento onde ele é perdido de vista nos céus:

Fonte: Mashable