Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas revelam como um enorme impacto em Marte teria criado suas luas

Por| 06 de Julho de 2016 às 16h25

Link copiado!

Cientistas revelam como um enorme impacto em Marte teria criado suas luas
Cientistas revelam como um enorme impacto em Marte teria criado suas luas

A comunidade científica até os dias atuais ainda não “bateu o martelo” para determinar como as luas de Marte foram formadas. Seriam elas asteroides capturados pelo campo gravitacional do Planeta Vermelho, ou sua criação seria resultado de impactos e colisões de proporções astronômicas? Pois um grupo de cientistas do Royal Observatory da Bélgica acabou de registrar um estudo na Nature Geoscience com simulações computadorizadas mostrando que a teoria dos impactos faria mais sentido.

Sim, Fobos e Deimos - os dois satélites naturais de Marte - seriam resultado de um enorme impacto ocorrido no nosso vizinho nos primeiros anos de sua história, há cerca de 100 a 800 milhões de anos. Os pesquisadores acreditam que o corpo “invasor” teria proporções comparáveis a um terço da dimensão total do planeta e, por isso, os detritos da colisão teriam se reagrupado na órbita marciana ao longo dos anos, formando os satélites. Acredita-se que a nossa Lua tenha se formado por consequência de um impacto semelhante na Terra, processo igual à formação dos satélites de Plutão. Confira uma representação visual dessa teoria no seguinte vídeo:

“O cenário proposto pode explicar por que Marte tem dois pequenos satélites em vez de uma única lua grande”, disse Pascal Rosenblatt, líder do estudo. “Nosso modelo prevê que Fobos e Deimos são compostos por uma mistura de materiais provenientes de Marte e de seu invasor”, concluiu o cientista, cujo estudo também determinou que a lua Fobos está fadada a ser destruída dentro de 20 a 40 milhões de anos.

Continua após a publicidade

Contudo, apesar do registro na renomada revista científica, astrônomos e cosmólogos ainda rebatem argumentos com relação à formação das luas marcianas, não descartando a possibilidade delas serem apenas asteroides que ficaram “presos” na órbita de Marte. Para chegar a um consenso, novas sondas e missões serão enviadas ao Planeta Vermelho - e uma delas será a japonesa MMX (Martians Moons Exploration), cuja missão será justamente estudar os satélites naturais de Marte. A MMX deverá ser lançada em 2002.

Fonte: Geekwire