Publicidade

15 inovações tecnológicas surgidas nos últimos 15 anos

Por| 17 de Novembro de 2015 às 10h28

Link copiado!

15 inovações tecnológicas surgidas nos últimos 15 anos
15 inovações tecnológicas surgidas nos últimos 15 anos

Apesar de ainda convivermos com crimes ambientais, guerras e atentados terroristas, é inegável o quanto a tecnologia avançou nos últimos anos. Alguns dos principais atores do mundo da internet e da informação surgiram e se consolidaram nos últimos 15 anos, revolucionando mais uma vez a forma como boa parte dos seres humanos interagem com o mundo.

Internet em alta velocidade, redes sociais, dispositivos portáteis, comunicação mais instantânea do que nunca, GPS na palma da mão, turismo espacial... Estes são apenas alguns dos adventos dos últimos 15 anos que reunimos aqui. Confira:

1. Pendrive (2000)

Continua após a publicidade

O primeiro pendrive comercializado no mundo. (Foto: Reprodução/Doubleklick.sg)

Em 2000, a Trek Technology, uma companhia de hardware de Cingapura, lançou no mercado o ThumbDrive, o primeiro pendrive a ser comercializado. A novidade trazia dois grandes destaques: seu tamanho diminuto (quase igual a um polegar, daí o seu nome) e seus à época incríveis 8 MB para você guardar as suas coisas.

É claro que tal espaço não significa nada nos dias de hoje, mas lembre-se que o pendrive vinha para concorrer com o disquete. O primeiro pendrive era bem menor e oferecia espaço quase seis vezes maior do que os disquetes mais comuns na virada do século.

2. iPod (2001)

Continua após a publicidade

O primeiro iPod. (Foto: Divulgação/Apple)

O iPod não foi o primeiro player multimídia portátil, mas é, sem dúvida, o mais marcante deles. O primeiro modelo do gadget chegou às lojas de quase todo o mundo em 2001, com conector FireWire e edições de 5 e 10 GB para você guardar basicamente tudo — convenhamos que, em 2001, isso era uma quantidade absurda de espaço.

Como visto no tópico acima, disquetes e os recém-lançados pendrives ainda ofereciam espaço bastante limitado. Até mesmo CDs e DVDs convencionais, que já eram populares naquela época, não davam tanto espaço quanto o primeiro iPod — 700 MB e 4,7 GB, respectivamente.

Continua após a publicidade

3. Wikipédia (2001)

Wikipédia é um dos sites mais acessados do mundo. (Foto: Reprodução/Wikipédia)

Atualmente, o domínio Wikipedia.org é o sétimo mais visitado de todo o mundo, atrás apenas de alguns dos maiores da internet (Google, Facebook, YouTube, Baidu, Yahoo e Amazon). E tudo isso teve início em 15 de janeiro de 2001, quando o site foi ao ar para nunca mais sair.

Continua após a publicidade

A Enciclopédia Livre foi pensada como um projeto complementar para o Nupedia, uma enciclopédia online, gratuita e em língua inglesa na qual especialistas escreviam artigos que eram revisados de maneira formal antes de ir para o ar. A organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation é a responsável por manter o serviço ativo.

4. O primeiro smartphone BlackBerry (2002)

5810: o primeiro smartphone BlackBerry. (Foto: Justin Sullivan/Associated Press)

Continua após a publicidade

O precursor dos smartphones no início dos anos 2000, o BlackBerry 5810 reunia telefone e organizador pessoal em um só lugar. Com ele, era possível enviar mensagens, marcar datas em um calendário, fazer listas de anotações, ouvir música e muito mais. Era a primeira vez que um BB poderia fazer e receber chamadas telefônicas.

A RIM, fabricante do aparelho, já velha conhecida do mercado de pagers e agendas eletrônicas, começava a expandir seu produto ao adicionar funções de telefone a ele. A partir daí, a empresa cresce, lança novos aparelhos e se torna a primeira realmente bem-sucedida no mercado de smartphones.

5. Skype (2003)

Continua após a publicidade

Skype revolucionou o conceito de videochamadas pela internet. (Foto: Divulgação/Skype)

No começo da última década, é bem provável que você estivesse trocando o ICQ ou o mIRC pelo MSN para bater papo com seus amigos. Porém, a partir de 2003, quando se falava em videochamadas pela internet, o primeiro nome que vinha à cabeça de todos era um só: Skype.

Lançado em 2003, o programa que hoje pertence à Microsoft ajudou a popularizar a tecnologia VoIP em várias partes do mundo e resistiu firme à migração dos chats para e-mails e redes sociais (como o Gtalk/Hangouts e Facebook) e, mais recentemente, para aplicativos de smartphones (como WhatsApp e Telegram).

6. Facebook (2004)

Continua após a publicidade

Primeiro visual do Facebook. (Foto: Reprodução/Facebook)

Em 4 de fevereiro de 2005 entrava no ar o “The Facebook”, uma rede social que a princípio funcionou apenas dentro da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mas logo chamou atenção da comunidade externa e foi aberta ao público. Criado por Mark Zuckerberg junto de alguns amigos, o Facebook é sinônimo de sucesso.

A história já foi contada no cinema, tema de livro e quase todo mundo já sabe. Zuckerberg se tornou uma das pessoas mais ricas e influentes do mundo e a sua plataforma não para de crescer, contando atualmente com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos todos os meses.

Continua após a publicidade

7. YouTube (2005)

YouTube é a principal plataforma de vídeos da web. (Foto: Reprodução/YouTube)

O YouTube teve uma ascensão bastante rápida, sendo lançado em fevereiro de 2005 e adquirido pelo Google menos de dois anos depois, em novembro de 2006. A plataforma enfrentou problemas legais pelo conteúdo protegido por direitos autorais postado em seus domínios, mas sobreviveu e hoje é o principal nome do gênero.

Continua após a publicidade

Ao lado do Google.com e do Facebook.com, o YouTube.com é um dos domínios mais acessados de todo o planeta, o que dá uma ideia da dimensão alcançada pelo site criado por Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, três ex-funcionários do PayPal.

8. Google Maps (2005)

Google Maps revolucionou a nossa forma de interagir com mapas. (Foto: Reprodução/Google Maps)

Continua após a publicidade

Os irmãos dinamarqueses Jens e Lars Rasmussen fundaram a empresa Where 2 Technologies, na Austrália, e juntos criaram um programa de mapas para desktop usando a linguagem C++. Em outubro de 2004, a companhia foi adquirida pelo Google, que trouxe a dupla para a sua sede e incrementou o trabalho que eles haviam começado.

O resultado disso foi ao ar em 8 de fevereiro de 2005, quando o Google Maps deu as caras para o mundo. A plataforma revolucionou a forma como lidamos com mapas e é referência no setor, reunindo uma gama variada de serviços que incluem visualização de ruas, de imagens via satélite e até horários de ônibus.

9. Twitter (2006)

Primeiro visual do Twitter. (Foto: Reprodução/Twitter)

Referência quando o assunto é a microblogagem, o Twitter chegou ao mundo em 2006 criado por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. A ideia inicial era de um serviço de atualização de status e comunicação para pequenos grupos atualizado a partir de mensagens de texto do celular (SMS).

Porém, o Twitter ganhou proporções inimagináveis e se tornou uma das principais redes sociais do mundo, servindo para inúmeros fins e com diversos recursos adicionados após o seu lançamento há quase 10 anos. Atualmente, o domínio twitter.com figura entre os 10 mais visitados do mundo.

10. Kindle (2007)

Primeira geração do Kindle. (Foto: Engadget)

O dispositivo que causou uma revolução no mundo dos livros — o Kindle — foi concebido por uma das maiores vendedoras de livros de todo o planeta — a Amazon. O primeiro modelo do leitor digital foi lançado em 2007 e teve um sucesso estrondoso, esgotando todas as unidades disponíveis em apenas cinco horas e meia.

Com memória interna de 250 MB, espaço suficiente para guardar cerca de 200 livros, o espaço para armazenamento poderia ser ampliada com um cartão microSD e ele ainda oferecia a possibilidade de ouvir audiolivros. Revolucionário, o gadget inspirou o surgimento de outros leitores do gênero, mas ainda reina no setor.

11. iPhone (2007)

iPhone original, de 2007. (Foto: Divulgação/Apple)

O iPhone não foi primeiro smartphone nem mesmo o primeiro smartphone com tela sensível ao toque do mundo, mas conseguiu fazer melhor tudo o que vinha sendo feito no setor até então. Ele chegou originalmente em 2007, apresentado em conferência realizada no dia 29 de junho daquele ano.

O dispositivo contava com uma integração perfeita com o sistema operacional pensado especificamente para ele e um esquema simples e prático para comprar, baixar e instalar aplicativos. As campanhas de marketing da Apple em torno do gadget conseguiram elevá-lo ao posto de uma quase divindade eletrônica, adorada por milhões de pessoas ao redor do mundo.

12. Android (2008)

HTC Dream: primeiro smartphone com Android. (Foto: Wikimedia Commons)

Originalmente, o Android foi criado dentro da empresa Android Inc., fundada por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White a fim de desenvolver um sistema operacional para câmeras digitais em 2003. A empresa iniciou a transição para o incipiente mercado de smartphones ainda antes de ser comprada pelo Google, em 2005.

Após anos de preparação, em 23 de setembro de 2008 o Android alcançava a versão 1.0 e, cerca de um mês depois, chegava às lojas dos Estados Unidos o HTC Dream, o primeiro smartphone a embarcar o novo sistema operacional. Desde então, o Android evoluiu e ajudou a popularizar os smartphones em várias partes do mundo.

13. iPad (2010)

Primeiro iPad, de 2010. (Foto: Divulgação/Apple)

Os tablets eram um sonho antigo da Apple e já no início dos anos 1980 Steve Jobs falava sobre “colocar um computador incrivelmente bom em um livro que você pode carregar por aí”. Depois da tentativa frustrada com o Newton MessagePad, de 1986, o ano de 2010 finalmente permitiu à Apple apresentar o iPad ao mundo.

O tablet não foi o primeiro do gênero, mas causou uma grande revolução no setor. Da mesma maneira que o iPhone, o iPad também conseguiu transformar o mercado de gadgets portáteis, mostrando que dispositivos de mão podem muito bem combinar design e hardware avançados.

14. Oitava geração dos consoles (2013)

Consoles que inauguraram, de fato, a nova geração. (Foto: Divulgação/Microsoft-Sony)

Na época em que seus pais (ou você mesmo) jogavam Atari 2600, talvez nunca pudessem imaginar até onde os consoles chegariam. Em 2013, Xbox One e PlayStation 4 inauguravam de fato a oitava geração dos consoles — o Wii U, que chegou em 2012, não tem condições técnicas de competir com a dupla.

Com ainda alguns anos pela frente, muita coisa vai acontecer com os dois consoles, que têm se dado bem com as vendas e prometem uma série de novidades marcantes. De qualquer forma, a oitava geração significa o que há de melhor em consoles de jogos eletrônicos na atualidade.

15. De Volta para o Futuro (2014/2015)

O tênis de Marty McFly já é realidade. (Foto: Divulgação/Nike)

Em 2015, o filme De Volta para o Futuro completou 30 anos. Além disso, dentro da trama de De Volta para o Futuro II, é exatamente em 2015 que alguns dos principais eventos se desenrolam, quando Marty McFly (Michael J. Fox), Jennifer (Elisabeth Shue) e o doutor Emett Brown (Christopher Lloyd) viajam para o futuro.

Especialmente dois dos itens mais icônicos da obra, o tênis que se amarra sozinho e o hoverboard, se tornaram realidade recentemente. Em outubro, a Nike lançou o Nike Air Mag, calçado igual ao usado por McFLy no 2015 de De Volta para o Futuro II. Além disso, empresas como a Hendo Hoverboard e a Lexus já possuem seus próprios modelos de “skate voador”.

Longe de serem tendências como o filme dirigido por Robert Zemeckis previa, ambos os gadgets servem como prenúncio das inovações que devem surgir por aí.

A inspiração para este texto foi o infográfico do TechInfographics, que mostra uma linha do tempo das inovações tecnológicas desde o ano 2000.