Black Friday 2016 teve faturamento de R$ 1,9 bilhão
Por Joyce Macedo | 28 de Novembro de 2016 às 11h01
A Black Friday 2016 surpreendeu positivamente em alguns pontos: houve queda no número de reclamações e a quantidade de ofertas dobrou em relação ao ano anterior. Agora, dados da Ebit mostram que o evento também registrou um faturamento 17% superior ao de 2015, chegando a R$ 1,9 bilhão.
Ainda de acordo com a empresa que avalia a reputação das lojas virtuais, o número de pedidos este ano atingiu a marca de 2,23 milhões, um aumento de 5% em relação ao ano anterior, enquanto o gasto médio do consumidor durante o evento de compras foi de R$ 653, valor 13% maior do que em 2015.
O levantamento da Ebit levou em consideração compras realizadas entre às 0h e 23h59 da última sexta-feira (25), mas grandes varejistas optaram por antecipar os descontos nas categorias mais buscadas por consumidores. A ação ajudou a aumentar a quantidade de vendas na quinta-feira, véspera do grande dia, mas os picos de consumo aconteceram mesmo na madrugada de sexta-feira, entre 0h e 01h.
"A Black Friday está cada vez mais consolidada no calendário brasileiro do varejo e o crescimento do número de e-consumidores ativos, que subiu 17%, para 1.955 milhão, dos quais mais de 280 mil eram usuários novos que fizeram sua primeira compra na internet”, diz o CEO da Ebit, Pedro Guasti.
Veja quais foram os produtos mais vendidos durante a Black Friday 2016, de acordo com a Ebit:
Categorias mais vendidas em pedidos:
1º. Eletrodomésticos
2º. Telefonia/Celulares
3º. Moda e acessórios
4º. Eletrônicos
5º. Informática
Categorias mais vendidas em volume financeiro:
1º. Eletrodomésticos
2º. Telefonia/Celulares
3º. Eletrônicos
4º. Informática
5º. Casa e Decoração