Quanto custavam os consoles na época em que foram lançados no Brasil?

Por| 14 de Março de 2013 às 07h30

Link copiado!

Quanto custavam os consoles na época em que foram lançados no Brasil?
Quanto custavam os consoles na época em que foram lançados no Brasil?

As taxas de importação e impostos praticados no Brasil são extremamente altas, isso todos nós sabemos. E sempre que alguma novidade é lançada, principalmente no mundo da tecnologia e dos games, já podemos esperar que nosso item de desejo vai chegar ao país custando os olhos da cara.

Mas será que sempre foi assim? Resposta simples e direta: sim. A popularização dos jogos eletrônicos no país não fez com que os preços dos consoles caíssem, mas é interessante fazer uma comparação da evolução desses valores durante os anos. E foi exatamente isso que o pessoal do Estado de S. Paulo fez.

Eles reviraram o acervo de suas publicações antigas para levantar quais consoles chegaram oficialmente ao mercado brasileiro no passar das décadas. Para tornar a coisa mais interessante, eles levantaram o valor de cada um deles e fizeram uma comparação em escala com a quantidade de jornais que era possível comprar na época com o mesmo dinheiro investido em cada videogame.

"Por exemplo: um Super Nintendo custava Cr$ 25 mil em agosto de 1993, e na época era possível comprar 500 jornais com esse valor. Hoje, 500 jornais valem R$ 1,5 mil, que virtualmente seria o preço atual de um console desses", explica.

Continua após a publicidade

Mas o jornal adverte que a ideia é citar os valores apenas para efeito de comparação, portanto "não tente vender seu Master System empoeirado pelo preço de um Playstation 3".

Na listagem abaixo, podemos ver como ficaria a tabela de preços dos consoles convertida para valores pós 1994, quando o Real já era a moeda brasileira. A lista ainda conta com o valor dos consoles, o preço do jornal (e a data referência), a quantidade de exemplares comprados na época com o valor e a cifra convertida na moeda atual.