Nintendo não vai lançar novo modelo do Switch em 2020
Por Felipe Demartini |
Caso você seja um dos tantos que espera uma versão melhorada e mais potente do Switch, é melhor sentar para não se cansar. Shuntaro Furukawa, o CEO da Nintendo, afirmou durante uma conferência com investidores que a companhia não tem planos de lançar um novo modelo do vídeo game em 2020. As estratégias para este ano estão relacionadas ao marketing dos recursos das edições atuais e o aumento da base de usuários.
A fala veio em meio a uma análise sobre os resultados do ano passado, que citou a versão Lite do Switch como um bom motivador de vendas. A versão apenas portátil da plataforma foi citada por Furukawa como um ponto de entrada para muitos consumidores, entre aqueles que estão vindo do Nintendo 3DS e também os que buscam uma opção mais barata. Além disso, o dispositivo é visto como a continuidade de uma estratégia que aposta em diferentes formatos e que vem desde os tempos do Game Boy.
Apesar disso, como o executivo deixou claro, não se trata de uma prática que deve continuar, pelo menos, no futuro próximo. A ideia da Nintendo é que com a versão somente portátil ou tradicional do Switch, os usuários podem adequar a experiência com o console a seu estilo de vida. Logo, o foco, agora, é expandir o total de consumidores que possui uma das duas versões em casa.
Os comentários vêm em resposta a rumores constantemente ventilados de que a Nintendo estaria trabalhando em uma versão mais avançada do Switch, com gráficos melhores e, possivelmente, sem as capacidades portáteis. Os boatos mais recentes apontavam até mesmo para um começo da produção neste primeiro trimestre, dando como certo o lançamento ainda em 2020.
É importante frisar que as palavras de Furukawa não indicam que um novo modelo, seja ele mais avançado ou não, jamais chegará, mas sim, que ele não será lançado neste ano, apenas. A Nintendo evita falar abertamente sobre a possibilidade de um Switch apenas de mesa ou novos upgrades em sua plataforma, com as declarações feitas durante a chamada com investidores representando uma das poucas vezes que o assunto foi abordado de maneira direta.
Além da versão Lite, menor e sem o suporte ao dock que permite a jogatina na televisão, o Switch também teve mais uma revisão, mais discreta, desde seu lançamento. Em meados do ano passado, a Nintendo lançou uma nova edição do pacote tradicional do console, mas com bateria mais potente e com maior autonomia em relação ao modelo original. Isso foi algo que, mais tarde descobrimos, servia como uma antecipação à versão portátil da plataforma, até porque ela poderia ser levada para qualquer lugar.
Ainda, vale a pena lembrar que a fala do CEO não se refere a edições especiais dos consoles atuais, como a bela versão do Switch criada para o lançamento de Animal Crossing: New Horizon, que traz novas cores para os Joy-Cons e chega em 13 de março, junto com o lançamento do game nos Estados Unidos.
Fonte: Nintendo