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Millennials: jovens preferem gastar com experiências ao invés de bens materiais

Por| 31 de Julho de 2015 às 10h58

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Foto: Reprodução
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A Geração Y, também conhecida como Millennials, já representa a maior parte da população na América e em breve ganhará o seu espaço no mercado de trabalho. Eles são responsáveis por comandar aproximadamente US$ 1,3 trilhão em gastos dos consumidores anuais.

Segundo um estudo realizado nos EUA pela plataforma online de gerenciamento de eventos Eventbrite, os indivíduos nascidos de 1980 a 1996 não só valorizam experiências, mas também dedicam seu tempo e dinheiro com eles próprios.

Ainda de acordo com o levantamento, estes jovens acreditam que a felicidade não está concentrada em bens materiais ou em status na vida profissional, mas sim em criar, compartilhar e capturar memórias adquiridas por experiências.

A pesquisa concluiu que 78% dos jovens da Geração Y escolheriam gastar dinheiro com experiências em vez de objetos materiais e 55% afirmaram que estão, mais do que nunca, gastando nestas experiências.

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Oito em cada 10 pessoas (82%) frequentaram mais experiências ao vivo no ano passado, como festas, shows, festivais e esportes do que gerações mais velhas (70%). Cerca de 72% dos entrevistados também dizem que gostariam de poder aumentar os seus gastos nessas experiências no próximo ano, mais do que com objetos físicos.

Aproximadamente 77% dos jovens da Geração Y dizem que as suas melhores lembranças foram obtidas de experiências e eventos ao vivo e 69% acreditam que o costume faz com que eles se sintam mais ligados às pessoas, à comunidade e ao mundo.

Ainda de acordo com o estudo, as pessoas preferem experimentar e viver a vida com mais experiências, enquanto as empresas estão evoluindo cada vez mais para atender a essa demanda.

Como essa tendência vem aumentando com o passar dos anos, empresas, marcas, artistas e músicos estão investindo em mais recursos para proporcionar essas experiências. Os principais ingredientes para que a medida funcione é aumentar o tempo, energia e dinheiro gastos tanto pelas marcas, quanto pelos consumidores.

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Isso pode resultar em uma economia mais valorizada para as empresas que são construídas com foco em experiências ou que possuem estes componentes.

As gerações anteriores costumavam investir o seu dinheiro em bens materiais, como possuir o primeiro carro o quanto antes. Já comprar a primeira casa significava a realização de um sonho e os Millennials não têm essa meta como foco principal.

A documentação e a partilha também são fatores importantes para a Geração Y e uma prova disso é o constante uso das redes sociais.

A pesquisa também fala sobre o FOMO, que significa um medo de que, por exemplo, a pessoa perca uma ótima experiência se deixar de ir a uma festa, considerando que cada evento é único e acontece uma vez na vida. Para a geração, o FOMO não é apenas um fenômeno cultural, mas sim uma epidemia. Quase sete em cada dez pessoas (69%) tem FOMO.