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3 dicas para definir a visão estratégica da sua empresa

Por| 19 de Setembro de 2015 às 14h15

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3 dicas para definir a visão estratégica da sua empresa
3 dicas para definir a visão estratégica da sua empresa

A maioria das empresas não tem uma visão estratégica clara o suficiente para que toda a organização a entenda, e isso significa que as ações internas não estão alinhadas a ela. Então, como definir uma estratégia clara?

Muitas companhias simplesmente não têm um plano estruturado, ou possuem uma estratégia confusa que permite diferentes interpretações, que é muito abstrata, que está descrita em um documento muito extenso ou que se confunde com um plano tático. E a eficiência dessa visão como forma de engajar e alinhar toda a força de trabalho com a estratégia da empresa é muito baixa.

E como definir uma visão estratégica simples, clara e de fácil entendimento?

Frank Cespedes, da Harvard University, citou durante participação no Fórum HSM de Negociação e Gestão de Vendas Estratégica 2015 os três principais aspectos que uma estratégia deve definir, de forma clara e sucinta. São elas:

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Objetivos

Descreva quais os principais objetivos, qualitativos e quantitativos, da empresa. Podem ser relacionados a lucratividade, retorno de capital investido, tamanho, marketshare ou qualquer outro indicador. Mas tome cuidado: defina objetivos apenas para os indicadores mais importantes ou, se definir muitos indicadores, deixe claro a hierarquia de importância entre eles.

Escopo

Defina qual o escopo da sua companhia, ou seja, esclareça os principais limites de atuação quanto a segmento, público alvo, região geográfica, posicionamento de mercado (lowprice vs. premium, personalizado vs padronizado,...), produtos, serviços. Não precisa ser uma afirmação exata, mas precisa ser clara.

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Vantagens Competitivas

Descreva as principais vantagens competitivas da empresa, ou seja, o que ela faz de forma diferente ou melhor do que os concorrentes. Para tanto, responsa a duas perguntas: 1) qual a proposta de valor da sua empresa para os clientes e 2) como vender e entregar esse valor de maneira única e diferenciada.

Responder a esses três aspectos significa definir as ESCOLHAS e NÃO ESCOLHAS da sua empresa, deixar claro o seu posicionamento de mercado e fornecer um direcionamento para todo o planejamento interno.

Agradecimentos à organização da HSM Educação Executiva pelo convite para acompanhar o evento Fórum HSM de Negociação e Gestão Estratégica de Vendas, que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro, em São Paulo.