Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Canaltech indica - Indie Game: The Movie

Por| 03 de Março de 2016 às 12h00

Link copiado!

Canaltech indica - Indie Game: The Movie
Canaltech indica - Indie Game: The Movie

Disponível na Netflix, Indie Game: The Movie é um documentário canadense produzido e dirigido por James Swirsky e Lisanne Pajot que acompanha a saga de quatro desenvolvedores de jogos independentes. Além de mostrar os conceitos básicos do período de criação, eles se preocupam em mostrar todas as dificuldades financeiras, emocionais e de trabalho que existem até o produto ser lançado.

O documentário acompanha a dupla responsável por Super Meat Boy, Edmund McMillen e Tommy Refens; o criador de Fez, Phil Fish; e Jonathan Blow, a mente brilhante por trás do famoso Braid. Acompanhando períodos diários de trabalho dos desenvolvedores, com os familiares e os entrevistando, os diretores introduzem o conceito dos jogos indies aos mais leigos e mostram o quão complicado é criar um produto capaz de satisfazer jogadores, indústria e os próprios idealizadores com um número tão reduzido de pessoas.

A narrativa do documentário é focada em humanizar os quatro desenvolvedores. As entrevistas estabelecem o primeiro contato que eles tiveram com os games e como enxergam as grandes empresas da indústria. Os laços familiares são realçados para mostrar o envolvimento dos parentes próximos durante os dias de produção. As perguntas tentam apresentar ainda mais das emoções que eles sentem em relação a um possível fracasso, falta de entendimento da imprensa sobre o jogo lançado, problemas legais com ex-parceiros e o tão aguardado sucesso.

Continua após a publicidade

Para amplificar a linha narrativa, a câmera encaixa-se com precisão a cada take. As cenas que retratam os jogos são capturas de tela bem executadas, não ocupam bastante tempo e são bem editadas para engrandecer a qualidade dos games. Quando o lado emocional conduz o roteiro, o plano se fecha e o enfoque é muito maior nos rostos dos personagens. O ambiente é muito bem apresentado para representar como são os locais de trabalho ou as residências dos criadores. No caso de Phil Fish, uma das cenas encaixa perfeitamente o ângulo da câmera para usar uma das decorações do estande de Fez ao criar a alusão de que sua criação é o reflexo dele.

Indie Game: The Movie é um ótimo documentário para apresentar todo o trabalho árduo que existe na criação de um jogo independente, compreender como o mercado digital é importante para a indústria, enxergar os profissionais por um lado mais humano e conhecer produções tão boas quanto as famosas franquias dos grandes estúdios que chegam incompletas às prateleiras.