Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Inteligência artificial mostra receitas de pratos somente ao conferir uma foto

Por| 25 de Julho de 2017 às 08h45

Link copiado!

Inteligência artificial mostra receitas de pratos somente ao conferir uma foto
Inteligência artificial mostra receitas de pratos somente ao conferir uma foto

Desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Informática e Inteligência Artificial (CSAIL) do MIT, esta IA consegue reconhecer o prato de comida contido em uma imagem e informar qual a receita para que o usuário a reproduza em casa. Chamada Pic2Recipe, a IA conta com uma rede neural para tal.

Essa rede neural se chama Recipe1M, e, na semana passada, um artigo detalha tim tim por tim tim como ela funciona. Explicando: os pesquisadores ensinaram à inteligência artificial mais de 1 milhão de receitas com imagens das refeições vinculadas a elas. Então, a IA começou a estudar todas as informações quanto aos ingredientes e suas combinações para se tornar uma verdadeira chef virtual.

Quem quiser testar o Pic2Recipe, pode fazer o upload de uma imagem contendo o prato que deseja preparar, mas que não sabe exatamente como. O sistema buscará em seu banco de dados receitas cujas imagens se aproximem da que você escolheu, e a inteligência artificial fará o trabalho de associá-las e recomendar uma instrução de preparo.

Continua após a publicidade

Talvez o serviço ainda não seja tão poderoso a ponto de revelar como se prepara um prato típico considerado exótico, como aqueles de países orientais, por exemplo, ou até mesmo as delícias brazucas com as quais estamos acostumados, mas para refeições mais básicas, como massas e panquecas, já vem funcionando muito bem.

Ainda assim, os desenvolvedores não pretendem lançar a plataforma como um produto, ao menos por enquanto. Seu objetivo, no momento, é aperfeiçoar a IA e seu poder de reconhecimento de imagens para sofisticar o serviço.