Publicidade

Audi cria protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho

Por| 07 de Dezembro de 2016 às 18h19

Link copiado!

Audi cria protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho
Audi cria protótipo em escala reduzida de carro que estaciona sozinho
Tudo sobre Audi

A Audi decidiu dar um passo além na inovação a ser utilizada em seus próximos carros. Utilizando algoritmos e a tecnologia de deep learning, a montadora alemã criou um modelo de carro em uma escala reduzida de 1:8 com relação a um veículo real, que é capaz de encontrar uma vaga, fazer a manobra e estacionar com sucesso sem qualquer ajuda humana.

Chamado Audi Q2 Deep Learning Concept, o modelo de carro tem o tamanho parecido com o de um carrinho de controle remoto. Ele foi produzido unicamente com o propósito de aprender a estacionar, o que foi feito com base em informações inseridas em seu algoritmo e dados coletados a partir de suas próprias tentativas.

O sistema conta com 10 sensores ultrassônicos e duas câmeras: uma frontal e a outra traseira. Com base nas informações que extrai desses aparelhos, o modelo consegue encontrar o espaço da vaga, calcular como deve se mover para adentrar o espaço e, por fim, fazer a manobra. O aprendizado do protótipo é feito através do método de tentativa e erro, refinando continuamente seus movimentos baseados em tentativas de estacionamento bem-sucedidas.

Por enquanto, a Audi testa a experiência em um Q2 em escala 1:8. Mas a empresa anunciou que vai implementar o sistema na próxima geração do seu sedã de luxo em tamanho real, A8, a ser lançado no ano que vem. O carro provavelmente não será capaz de estacionar por conta própria, mas poderá usar o deep learning para melhorar seus processos.

Continua após a publicidade

Saiba mais como funciona o Audi Q2 Deep Learning Concept no vídeo abaixo:

Fonte: Road Show